domingo, 15 de maio de 2016

Estudantes do projeto ‘Cidadão do Mundo’ embarcam para a França




Na madrugada deste sábado (14), um grupo de estudantes embarcou com destino à França. Os seis jovens, participam do projeto ‘Cidadão do Mundo’, programa inédito do Governo do Maranhão que leva estudantes da rede pública para intercâmbio internacional.
“O embarque deste segundo grupo significa a conclusão de mais uma etapa desse belo projeto que gera oportunidades e inclusão, e confirma que o governo Flávio Dino está no rumo certo”, comentou Jhonatan Almada, que responde pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pelo projeto.
No país basco, o grupo de brasileiros vai frequentar uma escola da cidade de Montpellier, onde vai residir. O objetivo dos estudantes é se aperfeiçoar cada vez mais na língua francesa. “Esse projeto é uma oportunidade de os estudantes saírem do país e ampliarem seus conhecimentos aprendendo uma língua estrangeira que é porta para o mestrado e o doutorado”, comentou Alícia Maria Pires Nunes (25), do curso de Arquitetura da Uema – Universidade Estadual do Maranhão.


Com o apoio do Governo do Maranhão, os estudantes do espanhol, francês e inglês participaram de um preparatório que durou três meses. O objetivo foi iniciar o aprendizado da língua. Agora, o contato direto com o país estrangeiro é para aperfeiçoar este conhecimento. “A gente vê tudo isso como um grande investimento importante para o nosso aprendizado e desenvolvimento profissional. É uma oportunidade que não podemos deixar passar”, ressalta Alícia Maria.
O próximo grupo a embarcar para o exterior é a turma do inglês, composta por mais de 60 estudantes. Eles devem permanecer também por um período de três meses nos Estados Unidos e Canadá. A expectativa da Secti é de que o embarque ocorra na segunda quinzena de agosto. O primeiro grupo a embarcar foi o do espanhol, que viajou para a Argentina no início deste mês.
O Projeto

O projeto ‘Cidadão do Mundo’ garante aos jovens fazer intercâmbio internacional e é voltado para estudantes da rede pública de ensino. Lançado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), garante aos jovens maranhenses o contato com uma língua estrangeira com tudo pago pelo Governo do Maranhão. De acordo com a Secti, a expectativa do governo é de que inscrições para seleção e formação de novas turmas sejam iniciadas ainda este ano, no início do segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário