segunda-feira, 9 de maio de 2016

Governador Flávio Dino entrega restaurante popular e visita obras em Zé Doca



O governador Flavio Dino esteve, na tarde de sábado (7), na cidade de Zé Doca, para entregar mais um restaurante popular instalado no interior do estado. Na passagem pelo município, o governador ainda visitou escolas em reforma e as obras de pavimentação de vias urbanas, inseridas no Programa Mais Asfalto.
Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o restaurante oferecerá 500 almoços ao dia, funcionando de segunda a sexta-feira, isto, a preço popular (R$ 2 a refeição). Com o de Ze Doca, são quatro Restaurantes Populares construídos no interior do Maranhão (antes chegou em Pedreiras, Lago da Pedra e Chapadinha). É a primeira vez que o Governo do Estado leva espaços como este para fora da capital.
“Estou muito feliz de estar aqui, onde inauguramos mais um restaurante popular, levando à frente a nossa linha de descentralização das políticas de segurança alimentar, garantindo que chegue a todas as regiões”, destacou o governador Flavio Dino, lembrando que além de refeições saudáveis e de qualidade, os restaurantes fortalecerão a agricultura familiar e a economia da região, sendo abastecido pelos pequenos produtores da área.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, destacou que o Maranhão carrega um índice altíssimo de insegurança alimentar, com mais de 60% da população sob este risco e, por isso, o Governo do Estado tem adotado um conjunto de ações para reverter este quadro. “Nós temos uma missão, combater mais o índice negativo que recebemos o Maranhão. E estamos combatendo, com a ampliação da política de segurança alimentar em todo o estado, aumentando em São Luís e levando também para o interior do Maranhão, que é um fato inédito. Hoje nós somos o quarto estado em todo o país a desenvolver o plano de segurança alimentar. E fazemos também, periodicamente, atendimento nutricional e psicológico de crianças com obesidade e desnutrição, em adultos com diabetes, hipertensão”, pontuou o secretário.
Na inauguração do Restaurante Popular, a população de Zé Doca comparecer em peso e aprovou o novo espaço e a refeição servida. “É uma honra participar desta inauguração, prestigiado pelo governador. Foi um bom auxilio à comunidade mais necessitada”, relatou o professor Ivanildo de Araujo Alves, bem humorado, enquanto comia o primeiro almoço servido no local.
Estrada e escolas


Na passagem por Zé Doca, Flavio Dino fez a vistoria da pavimentação do Programa Mais Asfalto, que contemplou 3 km na Avenida Militar, no bairro Vila do Bec. Na oportunidade, o governador autorizou mais 5 km de asfalto, para contemplar o centro da cidade.
Também realizou visita às obras recuperação dos Centros de Ensino Princesa Isabel e Bandeirantes. As duas escolas passam por grandes reformas na estrutura física, hidráulica e elétrica, contemplando desde o piso e paredes, troca de carteiras à instalação de ar condicionado nas salas.
A exemplo de Zé Doca, várias escolas do estado passam por reforma, como explica o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto: “É um dos programas mais importantes na educação da história recente do Maranhão, 67 escolas sendo totalmente reconstruídas praticamente, com a parte de telhados, piso, forro, banheiros, com refrigeração, de modo a propiciar melhor qualidade de aprendizado para os alunos e condições de trabalho para os professores”.

A gestora do CE Princesa Isabel, Marlone Raposa Jansen, vê na reestruturação da escola uma nova oportunidade. “É de suma importância, porque a educação é um conjunto, então, sem uma estrutura legal, os alunos não aprendem. A reforma está sendo recebida pela comunidade escolar com muito carinho, já que desde 1997 nossa unidade não recebia nenhum tipo de reparo”, relatou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário