Nova unidade terá capacidade para realizar mais de 5 mil
atendimentos diários
Nesta quarta-feira (11), o governador Flávio Dino e o diretor geral do
Viva, Duarte Júnior, entregam à população ludovicense a unidade do Viva na
Avenida Beira-Mar. Com 30 parceiros e capacidade para mais de 5 mil
atendimentos diários, a nova unidade trará maior conforto e comodidade para os
cidadãos. A solenidade de inauguração oficial, acontece às 8h00, no novo
endereço.
A nova unidade inaugura, também, a expansão e descentralização do Viva,
com mais qualidade, conforto, segurança, economia, e, principalmente, atendendo
às normas de acessibilidade necessárias à garantia do direito de ir e vir de
todo cidadão.
“Agora o cidadão terá acesso aos serviços públicos com mais dignidade,
em instalações planejadas para garantir a ele conforto, segurança e agilidade no
atendimento. Será, também, um local de trabalho mais seguro e apropriado para
os servidores, que terão novas estruturas de trabalho e novos equipamentos”,
afirmou Duarte Júnior.
Atendimento ampliado
O novo Viva agregará os serviços que já vinham sendo oferecidos nas
unidades da Praia Grande e do Jaracati. Estarão presentes na nova estrutura 14
novos parceiros, aumentando de 16 para 30 o número de instituições parceiras
dentro do Viva, que passará a oferecer serviços como atendimento da Cemar,
Caixa Econômica Federal, bem como a realização de exames do Detran. Novas
parcerias ainda estão em fase de negociação para facilitar ainda mais o acesso
do cidadão a seus direitos.
A nova sede terá mais de 120 guichês para atendimento diário de mais de
5 mil pessoas, o que representa o dobro do quantitativo de atendimentos somados
das unidades do Jaracati e Praia Grande. Antes, eram disponibilizados 95
guichês e realizados aproximadamente 2 mil atendimentos nas duas unidades
juntas.
No total, com as três novas unidades fixas – Beira-Mar, Shopping da Ilha
e Pátio Norte –, o total de guichês que era de 133 nas três unidades anteriores
será elevado para 259 com as novas instalações.
Estrutura
Estrutura
O novo Viva possui 3.601 m² de área útil, e 1.875 m² de área construída.
O andar térreo abrigará todos os postos de atendimento, divididos em três
corredores e identificados por cor, para facilitar a localização do serviço
desejado.
Também no térreo estarão localizados os bancos (Banco do Brasil e Caixa
Econômica Federal) e o correspondente bancário (Pague Fácil); uma lanchonete
onde os cidadãos e servidores poderão fazer refeições rápidas; e também um
espaço dedicado a apresentações culturais, intervenções artísticas, saraus e
exposições.
No andar superior ficarão os setores administrativos. Na área externa
haverá estacionamento com vagas disponíveis para os usuários dos serviços, 10%
delas reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Acessibilidade
As antigas unidades não eram acessíveis a todos os públicos. A unidade
da Praia Grande, por exemplo, possuía apenas escadas, sem rampas. “A situação
era vexatória tanto para o cidadão quanto para o órgão, que não oferecia
condições para que ele exercesse o seu direito de ir e vir. Na nova unidade, o
cidadão terá total condição de se locomover livremente, pois terá espaço amplo,
rampas de acesso, banheiros adaptados, e, futuramente, teremos uma plataforma
elevatória. Contudo, todo o setor de atendimento ficará concentrado no andar
térreo em prol de um maior contato com o público. Uma prioridade para o
governador Flávio Dino”, explicou Duarte Júnior.
A equipe de trabalho contará, também, com intérpretes de libras e
monitores volantes para o acompanhamento de pessoas com dificuldade de
locomoção. Também haverá sinalização para deficientes visuais, como informações
em Braille nas placas de identificação dos setores.
Novas unidades
A unidade do João Paulo será substituída por uma unidade de grande porte
no Shopping da Ilha, passando de 28 guichês para 60, e proporcionando uma
economia de 74,05%, onde os custos com limpeza, energia elétrica, segurança,
manutenção predial e manutenção de ar-condicionado ficam por conta do shopping.
Outro benefício para os usuários dos serviços será o horário de atendimento, de
segunda a quinta, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 18h, beneficiando o
trabalhador que não dispõe de horário comercial para buscar atendimento.
Em Imperatriz, os serviços do Viva também serão instalados no Shopping
Imperial, onde o número de guichês também irá dobrar, passando de 30 para 60
guichês, e a economia com os custos será de 73,17%. Todas as mudanças garantem
um aumento na estrutura com qualidade, comodidade e economia.
Até que todas as unidades sejam inauguradas, com previsão ainda para o
primeiro semestre de 2016, os cidadãos poderão contar com os postos de
atendimento instalados nos Shoppings da Ilha e Passeio. Esses postos são fruto
de uma parceria entre o governo e os shoppings, e não geram nenhum tipo de
custo para o Estado. O posto do Shopping da Ilha possui ainda o grande
diferencial de funcionar das 10h às 22h, com duas horas a mais de atendimento à
disposição do cidadão, facilitando, principalmente, o atendimento ao
trabalhador fora do horário de expediente.
Isso sem contar as unidades móveis, que já percorreram só este ano 25
bairros de São Luís e estão expandindo o serviço para outros municípios. Até o
fim do ano, o objetivo é aumentar ainda mais a presença do Viva em todo o
estado, expandindo as 16 unidades já existentes para outros municípios, como
Codó e Barra do Corda, e reestruturando as já existentes no mesmo padrão da
capital.
Também foram reduzidos custos com a não terceirização dos serviços, uma
economia de 42,33%, que poderá ser revertida em aperfeiçoamento, melhor
instrução e valorização dos servidores.
O quadro anterior apresenta as unidades Jaracati, João Paulo, Imperatriz,
Praia Grande e Forquilha com um valor mensal de R$ 441.659,25. Já o atual, com
as novas unidades, terá um orçamento, incluindo as unidades no Shopping Pátio
Norte, Shopping da Ilha, unidade Beira-Mar e Shopping Imperial (em Imperatriz),
com uma redução total de 44,20%.
“Estamos concretizando o que o governador Flávio Dino sempre orientou
que é fazer muito com pouco, oferecer um bom serviço gastando menos. E, para
essa expansão, conseguimos reduzir os custos em quase 50% economizando com
aluguéis, buscando locais confortáveis e de fácil acesso, e também diminuindo
as terceirizações”, afirmou o diretor-geral do Viva, Duarte Júnior.
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