sábado, 14 de maio de 2016

Herbert de Jesus Santos participará da Feira do Livro, no Shopping da Ilha



Com uma folha extensa de serviços prestados à cultura literária do Estado, além da popular, o jornalista e escritor conterrâneo Herbert de Jesus Santos será homenageado, na 1ª Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema), que acontecerá de 20 a 29 de maio, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo. Ali, também proferirá palestra e autografará quatro dos seus títulos mais recentes.
Escritor e jornalista premiado várias vezes, e cronista do JP Turismo de primeira chamada, Herbert de Jesus Santos será reverenciado no dia 26 de maio, pela Flaema, quando, no Templo Grego, às 18h30, discorrerá sobre o tema: Do Grupo Maranhense, na Atenas Brasileira, aos Movimentos Literários e Planos Editoriais, em São Luís: auge, decadência e sopro de ressurreição; e, no Recanto das Letras, às 19h30min, fará sessão de autógrafos de: Peru na Missa do Galo (Contos de Natal), Um Terço de Memória, Entre Anjo da Guarda e Capela de Onça, e os Heróis do Boi de Ouro (A História de Fato e de Direito do Bairro Anjo da Guarda), Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em Verso e Prosa) e A Segunda Chance de Eurides (novela), estes dois últimos premiados no Concurso Literário Cidade de São Luís, da Secretaria Municipal da Cultura.
Já contabiliza 15 livros, dentre diversos inéditos, quanto A Ilha em Estado Interessante, vencedor em primeiro lugar no gênero crônicas, no Concurso Literário Cidade de São Luís, da Secretaria Municipal da Cultura, em 2015, a ser publicado na 10.ª Feira do Livro de São Luís (Felis), em outubro vindouro.
Aludindo à Grécia Antiga, com o tema O Renovo da Atenas Brasileira, a Flaema presenteará o público com um templo grego, servindo de espaço para lançamentos de obras, seu pessoal estará caracterizado com roupas gregas e, durante 10 dias, oferecerá exposição de artistas plásticos, espetáculos teatrais, caleidoscópio musical, mostra de talentos, e, principalmente, eventos literários: saraus, e rodas de conversa e de leitura, palestras, bate-papos com escritores, etc. Apresentará, exclusivamente, autores e artistas maranhenses, e pretende valorizar os jovens talentos em todas as áreas da arte, por isso seu tema é O Renovo.
102 ESCRITORES,
NOVE HOMENAGEADOS

Tendo como patrono Josué Montello, a Flaemaé uma iniciativa da J A A Viegas Editora, sediada em São Luís. Diz que “É mais que uma feira literária. É um espaço que acolhe todas as artes, tendo a literatura como anfitriã”. A Flaema terá a participação de 102 escritores, nove deles homenageados, 20 palestrantes, escolas públicas, comunitárias e particulares, além de muitas horas de música e artes cênicas e exposição de artes plásticas. “Serão 10 dias respirando cultura maranhense”, sintetiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário