terça-feira, 24 de maio de 2016

Recuperação de estradas na região de Amarante tira zona rural do isolamento



O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Amarante, realiza a recuperação de 70 quilômetros da estrada vicinal que liga Amarante ao povoado Cikel. Os serviços começaram há 20 dias com previsão de término para julho.
Com a obra, serão contemplados 15 assentamentos e mais de 60 mil moradores, além de cerca de 400 mil habitantes que moram nas cidades vizinhas, como Amarante, Buriticupu, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buritirana, Sítio Novo, Grajaú, Montes Altos e Arame.
São pessoas como o lavrador José da Conceição, morador no povoado Cikel e que precisa, constantemente, se deslocar para os municípios vizinhos, conta que antes demorava três dias para percorrer 98 quilômetros até Amarante, uma das cidades mais próximas do local em que mora.  “Tínhamos muita dificuldade e de um tempo para cá, está melhor. Antes o carro atolava na estrada. Não conseguíamos subir as ladeiras. Em muitos invernos nem de cavalo era possível o deslocamento”, lembra.
Apesar do local fazer parte da região que engloba a segunda maior bacia de gado do Maranhão, há mais de quatro anos, a estrada não recebia nenhuma intervenção. As obras ainda não terminaram, mas de acordo com o vaqueiro Edson Lima, as condições de acesso já estão melhores.
Por causa das condições da estrada, segundo o lavrador, o rebanho é conduzido para a venda a pé. “O carro de leite só vem até Senador La Rocque [distante cerca de 70 quilômetros]. Temos que fazer a produção chegar até lá de todo jeito”, conta.


Para o Secretário Clayton Noleto a obra nas vicinais demonstra a sensibilidade que o governo Flavio Dino tem com todos os maranhenses. “Nós temos feito um esforço muito grande para ajudar, sobretudo, os que mais precisam levando  serviços públicos, benefícios para que estas pessoas tenham condições de usufrui-los e ter  o direito de ir vir garantido”, destacou Noleto.
Mais investimentos em Amarante
No ano passado, o Governo do Estado realizou a recuperação dos 43 km da MA 275, que liga  a cidade ao Sítio Novo. Com a recuperação da estrada, estão interligadas a BR-010, MA-280, MA 275 e a BR 226, integrando o centro-oeste ao centro-sul do estado. Com isso, melhora a mobilidade dos moradores da região e facilita o escoamento da produção agrícola de cidades, como Porto Franco, Lajeado Novo, Amarante e Grajaú.
O Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, informou que o Governador Flávio Dino anunciou o asfaltamento da rodovia MA-275, entre Sítio Novo a Amarante, que até então havia recebido o trabalho de recuperação para garantir o tráfego no local. “Estamos em vias de licitar a elaboração do projeto deste trecho rodoviário, uma obra aguardada há décadas pela população”, afirmou o secretário.

Outro benefício foi a pavimentação de ruas. Os serviços do Programa ‘Mais Asfalto’ recuperaram cinco quilômetros de vias urbanas com quatro bairros contemplados, melhorando a mobilidade na cidade de Amarante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário