quinta-feira, 30 de junho de 2016

Inovações marcam o “São João de Todos” do Governo do Maranhão



O período oficial do São João se encerra nesta quinta-feira (30), dia destinado a homenagear São Marçal. Mas para quem deseja estender o período na festividade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promoverá atrações especiais até o dia 2 de julho, sábado. Este ano, além de aumentar a programação, o governo inovou com espaços destinados à família e ações para acolher o turista durante o “São João de Todos 2016”, ofertando diversos roteiros turísticos a serem explorados no Maranhão.
Durante toda a festividade, o brincante encontra nos arraiais do Parque Folclórico, da Vila Palmeira, do Centro Social dos Servidores do Estado (IPEM), da Praça Nauro Machado e na Praça Maria Aragão, as Centrais de Atendimento ao Turista (CAT).  A finalidade é a promoção do destino turístico no Maranhão não só para os visitantes, mas também para estimular o próprio maranhense a conhecer melhor o seu estado.


A ação executada pela atual gestão da administração do Estado traz um atendimento diferenciado aos turistas, no qual eles vêm recebendo toda a programação oficial do ‘São João de Todos’. Os visitantes interagem com os técnicos da Sectur, que estão munidos de informações sobre os principais roteiros turísticos ofertados no estado. “Nos nossos arraiais oficiais estamos concentrando o atendimento ao turista, para que eles venham conhecer as nossas belezas, em Barreirinhas e Chapadas das Mesas. Trabalhamos com a rede hoteleira, com rede de pesquisa para proporcionarmos o retorno para sociedade de emprego e deixar a economia ativa da cidade”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Para quebrar as barreiras físicas e culturais, o governo promove  o ‘São João do Maranhão’ fora do estado, no qual realiza uma série de ações de divulgação em outras capitais. Além do vídeo institucional que está circulando nas redes sociais, com mais de 600 mil visualizações, as imagens, também circulam em emissoras de televisão nacionais e locais e o áudio nos rádios, com informações sobre o São João do estado, com a finalidade de atrair visitantes para nossa festa.
Além dos turistas, visando a participação de toda a família no São João de Todos, o governo projetou espaços específicos para criançada. Em uma das ações com o objetivo de democratizar a festa, a Sectur estruturou uma programação infantil nos arraiais oficiais. A programação ocorre no Parque Folclórico da Vila Palmeira e no Centro Social dos Servidores do Estado (IPEM). Neste último, um espaço reservado para contação de história vem levando ao público infantil informações sobre a dança folclórica do bumba meu boi, ressaltando, por meio de encenação, um dos traços culturais mais marcantes na cultura maranhense.


Na contação história e representação dos artistas, tem feito presente os grandes ícones da cultura maranhense. Alguns dos nomes saudosos estão sendo homenageados nos arraiais do São João de Todos, como é o caso do Arraial “Marcelino de Guimarães”, que será realizado Praça Nauro Machado na Praia Grande, Centro Histórico. Durante a narração, as crianças serão informadas sobre a biografia do Marcelino, que foi um dos intérpretes de toada mais antigas do Maranhão, e que o boi de Guimarães, onde ele foi cantador, um dos mais tradicionais com seu sotaque de zabumba. Por sua trajetória, Marcelino foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como mestre em cultura popular.
Já numa proposta de geração de renda para os comerciantes, o governo disponibilizou barracas para a categoria, durante todo o período junino nos arraiais oficiais da administração. No arraial da Vila Palmeira foram credenciados 60 vendedores ambulantes e 46 para ter acesso as barracas.  No arraial do Ipem foram entregues 20 barracas e 30 credenciais para ambulantes. Já na Praça Nauro Machado foram distribuídas 100 credenciais para vendedores ambulantes. Quanto a barracas neste último ponto, não foram permitidas as instalações, devido a proteção ao patrimônio histórico e artístico do local.
Chegadas e partidas


Por meio de encenação teatral de atores e dançarinos, vestidos com indumentárias que representam parte da cultura do Maranhão, turistas e maranhenses que desembarcam no aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, até o dia 2 de julho, serão surpreendidos com a musicalidade do tradicional bumba-boi do Maranhão.
O aeroporto também ganhou um destaque especial para a época, com decoração de bandeirinhas penduradas em todo o teto da estrutura, dando representatividade ao período junino.
Investimento nos bairros
Em uma ação que visa democratizar o acesso à festa, o Governo apoia os arraiais de 15 bairros em São Luís.  O total do investimento é de R$ 7 milhões para as unidades dos vivas.

O recurso foi distribuído entre os Vivas do João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Vicente Fialho, Bairro de Fátima, Liberdade e João de Deus, e os arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda, além dos oficiais que estão acontecendo no Arraial do Ipem (Calhau), Arraial da Vila Palmeira, Arraial, no Arraial da Maria Aragão (Centro), e na Praça Nauro Machado, além do destinado ao grande evento do dia de São Marçal, que acontece nesta quinta-feira, no bairro do João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário