sexta-feira, 24 de junho de 2016

Prefeitura realiza maior programa de urbanização de bairros e mobilidade urbana da história de São Luís

JM Cunha Santos


A Prefeitura realiza, hoje, o maior programa de urbanização de bairros e de mobilidade urbana da história de São Luís, incluindo obras de drenagem profunda e superficial. Pensar que obras de pavimentação asfáltica e calçadas, meio fio e sarjeta já alcançam 90 bairros de São Luís, de fato coloca a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior num patamar de grandes realizações, principalmente se considerarmos a performance de outros administradores e a situação degradante em que o prefeito recebeu a cidade. São nada menos que 400 km de asfalto novo em 1.200 ruas e 9 mil vias da capital.
Evidente que muitos outros bairros ainda carecem de intervenções estruturais da Prefeitura de São Luís e que começam a acontecer, mas trata-se este, inevitavelmente, de um resgate histórico, ante uma situação de desprezo e abandono que marcou sucessivas administrações anteriores.
A dívida de R$ 1 bilhão, herdada pelo prefeito, o caos na saúde pública, os desacertos do meio ambiente e o mais total desmantelo no setor de transportes, sem contar os danosos efeitos da crise econômica nacional, que promoveu um corte de R$ 110 milhões no FPM em 2015 e uma queda de 139 % entre os meses de fevereiro e março deste ano, fazem ainda maior essas conquistas. Conforme o prefeito, planejamento,  controle dos gastos público e responsabilidade permitiram vencer essa situação.
A cidade desfeiteada, mal corrigida e às escuras, tinha pressa, mas os recursos minguavam em meio a um volume insuportável de demandas, como os socorrões abarrotados, bairros intrafegáveis, praças decaídas e muita água, terra e lama inviabilizando o tráfego. As únicas saídas, de fato, eram planejar, captar recursos, firmar parcerias, inclusive e principalmente com o governo do Estado, o que jamais foi possível no governo Roseana Sarney, para vencer décadas de imobilismo na administração municipal.
Dez mil novos pontos de luz iluminam a cidade, a pavimentação asfáltica chegou a 90 bairros, obras de drenagem profunda e superficial vencem o lamaçal em muitos logradouros, protegendo da força das chuvas e do desconforto uma população que esperou demais.
Evidentemente que todos os desacertos encontrados não podem ser solvidos em um único mandato, mas mesmo os adversários do prefeito Edivaldo devem reconhecer que, passado tanto tempo, a Prefeitura de São Luís se reencontrou com a realidade do trabalho, do denodo no trato da coisa pública, com a honestidade e a transparência, com o grande volume de obras que, incontestavelmente, aproxima cada vez mais o gestor da população de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário