sexta-feira, 15 de julho de 2016

A barrigada

Editorial JP, 15 de julho

É, senhores, a internet propicia um jornalismo à velocidade da luz e, mesmo, em tempo real, o que alimenta até aos níveis do delírio e da alucinação a disputa por acessos que, nesse patamar, beira às raias da irresponsabilidade. Foi o que aconteceu ontem. Bastou que alguns jornalistas, blogueiros, titulares de sites e portais soubessem da presença da Polícia Federal à procura do Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, para que as manchetes o detonassem como suposto integrante de uma organização criminosa, um corrupto. Uma barrigada sem tamanho.
A Polícia Federal queria apenas cientificar o secretário da “Operação”, num ato normal entre autoridades e entre polícias, até para atender a questões de jurisdição. Foi um corre-corre terrível, um frisson. Os holofotes se acenderam em luz alta. Ninguém teve a preocupação de investigar ou mesmo perguntar à PF o que realmente estava acontecendo e o secretário chegou a receber o mesmo tratamento de um marginal comum nos títulos de alguns blogues. Houve quem dissesse que a PF estava começando a cercar o governo Flávio Dino.
Para esses blogues e sites era o romper de uma nova aurora. Nunca mais teriam a chance de tantos acessos, comentários, compartilhamentos. “Corrupção no governo Flávio Dino”... Seria a notícia das notícias, o alcance de renome nacional e internacional para um noticiário que quase sempre se dilui no Estreito dos Mosquitos. E isso empanou, debilitou qualquer noção de profissionalismo que pudessem ter.

Vieram em seguida os documentos da Procuradoria Geral do Estado, a declaração do Delegado da Polícia Federal de que a instituição não estava à caça do secretário Marcelo Coelho e a própria entrevista do inocente fatiado moral e publicamente na internet, para provar que ele não fazia parte de nenhum esquema criminoso. E para nós jornalistas mostrar, pela enésima vez, que jornalismo só pode ser feito com responsabilidade, através da apuração dos fatos e não a partir da gana de amontoar acessos, recursos e leitores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário