segunda-feira, 25 de julho de 2016

Inscrições para o programa 'Cidadão do Mundo' são prorrogadas



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), prorrogou o prazo para as inscrições do programa ‘Cidadão do Mundo’, que tem como objetivo capacitar alunos na faixa etária entre 18 e 24 anos para que possam alcançar domínio funcional das línguas inglesa, francesa e espanhola. O período de inscrição se estende até o dia 12 de agosto.
Estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo dez para francês, 30 para inglês e 30 para espanhol. Além dos alunos egressos do ensino médio da rede pública, podem se candidatar alunos de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundação sem fins lucrativos. Os alunos interessados devem se inscrever por meio do edital da Secti – Cidadão do Mundo que está disponível no endereço www.secti.ma.gov.br.
Além da entre 18 e 24 anos completos no momento da inscrição, outros requisitos exigidos é que o candidato tenha nacionalidade brasileira, ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estar matriculado e frequentar, há pelo menos um ano, instituição de ensino superior no Maranhão e ter obtido ao longo do ano, imediatamente antecedente à inscrição no programa, aprovação com média acima da nota sete, ou equivalente, em todas as matérias cursadas.
O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. O primeiro filtro de seleção é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a documentação. O segundo filtro é o curso de imersão.
Candidatos de outros municípios que não puderem participar da etapa do curso de imersão em São Luís por motivo de força maior podem realizar somente o teste final, de caráter eliminatório, mediante prévio teste de nivelamento a ser realizado em São Luís. O resultado do seletivo sai ainda no mês de agosto.

A coordenadora do programa, Fabiana Moura, destacou que a prorrogação é fundamental para oportunizar essa iniciativa para muito mais jovens. “Queremos que mais estudantes possam aproveitar a oportunidade, principalmente aqueles que estão de férias e ainda não tomaram conhecimento do programa, por isso estamos concedendo um tempo maior”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário