domingo, 10 de julho de 2016

LINGUARUDO



LÁGRIMAS, INDIGNAÇÃO E IMAGENS
“Os brutos também amam” e os corruptos também choram. Descobri agora, diante das comoventes lágrimas de Eduardo Cunha em frente aos holofotes. O indigitado aproveitou para se sagrar “Herói da Nação”, principalmente por ter recebido e colocado em pauta o processo de impeachment de Dilma Rousseff, resvalando para a mais funda hipocrisia ao chamar o governo petista de criminoso.
Lembrou, de certa forma, a indignação do ex-senador José Sarney diante das revelações de Sérgio Machado, recordando os anos todos dedicados à vida pública, tudo o que só ele mesmo lembra ter feito de bom pelo Brasil e pelo Maranhão. São duas tragédias teatrais dignas de Shakespeare.
As lágrimas e a indignação dos dois trouxeram à minha mente imagens de crianças famintas, apitos de ambulâncias, escolas desabando, crianças cooptadas pelo tráfico, mulheres grávidas sem assistência, cadeias entupidas, assaltos à mão armada, lavradores desnutridos, enfim, imagens de um Brasil sem contas em paraísos fiscais.
A SABATINA ROXA DO PARTIDO VERDE
Por convocação do Partido Verde, juntaram-se diversos candidatos para a sabatina de um objetivo só: descer a lenha no prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Precavido, o prefeito nem foi lá. Seriam seis contra um. Montaram um verdadeiro massacre político que só não aconteceu por falta de vítima. E costuma ser perda de tempo quem vai ganhar participar de debate com quem já sabe que vai perder.
Minha Nossa Senhora das Armadilhas, Adriano Sarney coordenava (ops, consignava) o evento. Aliás, pelo histórico da maioria dos candidatos presentes, não era bem uma sabatina. Parecia muito mais uma Convenção de Sarneisistas Atrasados. E, pelo que li, porque não quis correr o risco de ir até lá e ficar burro, tem gente que pensa que governar é plantar árvores. Não é não, senhores. É um pouquinho mais difícil.
Escreveram que Rose Sales e Fábio Câmara apresentaram projetos de tratamento de esgoto numa cidade que praticamente não tem rede de esgoto. Porque esse pessoal de Sarney, durante 50 anos no poder, nunca quis.
E, meninos, eu li! Fábio Câmara estaria propondo a criação de uma nova moeda para São Luís. Podem acreditar! Isso aconteceu! Pode ser o camaral, ou o rosental, o bentival, ou o gamal, mas wellingtontal fica mais bonito. É mais estrangeiro e dolarizado.
E o deputado Adriano Sarney disse que o objetivo do evento foi alcançado. Ah, foi. Os candidatos, todos de Sarney, se saíram muito bem. E o jornal “O Estado do Maranhão” aproveitou para chamar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o candidato Bira do Pindaré de covardes. Mas covardia mesmo foi esse espetáculo de asneiras e estultícias que quase mata o povo de rir.
O CASO DA BARONESA
Em seu último artigo, o ex-senador José Sarney classifica os romances de Josué Montello e José Eulálio Figueiredo de Almeida, sobre o processo da Baronesa de Grajau, como os melhores testemunhos dos preconceitos e costumes da sociedade maranhense dessa época. E pergunta: Quem escreverá o retrato da nossa?
Não sei. Mas seja lá quem for não pode esquecer aquelas gravações de Sérgio Machado.
PERSEGUIÇÃO A JORNALISTAS
E eu soube que os deputados Edilazio Júnior e Wellington do Curso estão pedindo as cabeças de jornalistas na Assembleia.
Sobre isso é preciso dizer: Um poder corrosivo se instalou no Maranhão durante décadas e sua primeira providência foi dominar os meios de comunicação para que, assim, fizesse ecoar um discurso de sagacidades e mentiras que abriu caminhos para a perenização de um absolutismo fascista fundado no populismo e na corrupção.
Só se ouviu esse tempo todo o que eles quiseram dizer; só se leu, praticamente, o que eles permitiram que fosse escrito; só se noticiou o que eles deixaram ser noticiado.
E, durante muito tempo, não fossem as vozes solitárias do Jornal Pequeno e de alguns poucos e isolados jornalistas, de oposição não se ouviriam nem os espirros.
Esse poder corrupto não contava com a internet, não contava com os blogs e as redes sociais escancarando os acordos espúrios, os desvios de conduta, a malversação dos recursos públicos, as fraudes, a corrupção, a podridão política que o monopólio dos meios de comunicação, em suas mãos, escondia.
Agora berram, querem demitir jornalistas, intervir nas estruturas de comunicação do governo porque não suportam o fato  de que, ao simples toque de um Control B, o Maranhão ficou sabendo das malas de Alberto Youssef no Hotel Luzeiros, das gravações de Sérgio Machado sobre despachos de propinas para Sarney e Lobão, das aventuras consignadas do deputado Adriano Sarney nos salários dos funcionários do Senado, dos R$ 30 milhões de Sarney Filho para fazer cheirar a Lagoa da Jansen e etc, muitos etc.
Só esperamos que a reação da Assembleia e do Governo do Estado a essa intentona de dedos-duros e caçadores de cabeças seja exemplar e imediata, pois que o governo e o modo de governar agora são outros, senhores, Não tem corrupção, não tem perseguição, não tem propina nas caladas da noite e não tem censura à imprensa. Ou se acostumam a isso ou vão ser homens públicos em outro lugar. No Maranhão - vocês podem até não ter percebido - a gente conquistou a liberdade.
A GREVE DOS FANTASMAS
Com a lei da transparência obrigando órgãos públicos a divulgarem os nomes e os salários dos funcionários, aumentou a pressão sobre os dirigentes desses órgãos. É que muitos fantasmas se revoltaram ao descobrirem as enormes diferenças salariais. “Como eu posso ganhar menos que ele, se o hotel que eu moro em New York é muito mais caro que esse que ele mora em Tóquio”, perguntam alguns. “Porque esse cara ganha quase o dobro que eu, se lá em nosso Estado meu pai é muito mais importante que o dele e a Universidade que eu pago em Londres é bem mais cara que a dele em Estocolmo”, perguntam outros.
E a pressão vai ficar ainda maior, pois existe a proposta de criar o Sindicato dos Fantasmas Estrangeiros, cuja primeira greve estaria marcada para o carnaval de 2017.
MANCHETÁRIO
Maranhenses comemoram saída de Cunha (O Imparcial)
Não vou sair tão cedo. Cruz credo!
CNI defende jornada de 80 horas semanais para o trabalhador. (O Estado do Maranhão)
E eu defendo 80 anos de cadeia para os propositores de tão brilhante ideia.
Empresas de fachada ligam Lobão a ex-presidente da Eletronuclear (Jornal Pequeno)
De tanta denúncia de recebimento de propina contra ele, é capaz mesmo de Lobão tá dando choque.
Líderes atropelam Waldir (Maranhão) e definem eleição da Câmara (O Estado do Maranhão)
Foi tanto atropelamento desde que assumiu que o difícil é entender como ele ainda está vivo.
Fábio Câmara está decepcionado com Wellington do Curso e Roseana. (Blog do John Cutrim)
Ele e o resto do Maranhão todinho.
PV promove leilão para definir seu apoio em São Luís (Blog Marrapá)
Melhorou. Hoje eles estão leiloando; antigamente eles vendiam.
O secretariado de Flávio Dino é fraco? (Blog do Caio Hostílio)
Forte era o de Roseana. Basta ver o peso das malas de dinheiro que carregaram no Hotel Luzeiros.
O “Mais Assalto” do governo Flávio Dino... (Blog do Marco D’eça)

Se foi dito por gente ligada a Sarney, levantem os braços. Provavelmente não é um mero exercício de retórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário