Durante o primeiro semestre de 2016, a Unidade de Pronto Atendimento
(UPA) de Codó registrou 421.457 atendimentos. Além dos atendimentos em clínica
médica e pediatria, a UPA oferece à população exames laboratoriais, raio-X e
eletrocardiograma. A unidade atende especialmente os 130 mil habitantes do
município, mas também recebe pacientes de municípios vizinhos como Coroatá e
Timbiras.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o grande
número de atendimentos realizados é fruto da dedicação e do compromisso do
governo e dos profissionais da área da saúde. “Desde o início da gestão, o
governador Flávio Dino vem investindo na reestruturação da rede de saúde do
estado. Estamos trabalhando intensamente e contamos com o comprometimento dos
funcionários para alcançar nosso objetivo principal, que é oferecer serviços
dignos para a população”, destacou o secretário.
A UPA em Caxias, de porte II, conta com salas de inalação, medicação
adulta, medicação infantil, sutura, sala de coleta de material para realização
de exames, sala de observação pediátrica, sala de observação adulta e
semi-intensiva. A unidade possui ainda 15 leitos: três de Observação
Pediátrica, oito leitos de Observação Adulta e quatro leitos de Observação
Adulta. A UPA conta, também, quatro consultórios, sendo dois clínicos e dois
pediátricos.
Trabalham na unidade de saúde 163 profissionais, incluindo médicos,
enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos.
Dentre os 21 médicos especialistas oferecidos pela UPA estão dermatologista e
cardiologista. Também trabalham no local dois profissionais médicos
intensivistas e um cardiologista, que atuam diretamente na sala vermelha.
O diretor-geral da UPA de Codó, Antonio de Pádua Braúna, destacou que a
unidade é referência no município. “Trabalhamos com dedicação para oferecer o
melhor para a população. Os pacientes são acolhidos, ouvidos sobre sua
necessidade de atendimento, cadastrados, recebem uma classificação de risco e
aguardam o atendimento médico. Quando necessário, oferecemos também suporte às
famílias dos pacientes”, afirmou o diretor.
A paciente Antonia de Fátima Silva, tecnóloga em alimentos, costuma
tratar da saúde na unidade e atestou a qualidade do atendimento. “Dessa vez vim
tratar de uma crise de sinusite e, como sempre, fui muito bem atendida. Passei
as informações para o médico e ele, prontamente, passou um remédio, que já está
funcionando”, relatou.
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