domingo, 28 de agosto de 2016

‘Aulões do Enem’ iniciam aulas em São Luís, Santa Inês e Zé Doca



Domingo de sol remete à praia, diversão e descanso. Mas, para um grupo de 1,2 mil pessoas o dia é de muito estudo. Eles trocaram o lazer pela oportunidade de aprendizado no projeto ‘Aulões do Enem’. A ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promove aulas preparatórias para o Exame do Ensino Médio (Enem). O público interessado em ingressar no ensino superior e que têm a chance de reforço e revisão totalmente gratuitas nas aulas do projeto. Esta é a segunda etapa do programa e a primeira turma na capital. A solenidade de abertura ocorreu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Multicenter Sebrae, na manhã deste domingo (28).
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, parabenizou e deu as boas-vindas à turma. Almada destacou a importância do projeto. “Mais uma vez atestamos o sucesso que é contribuir para a democratização do acesso à universidade. O projeto é completo e chega a todos os maranhenses interessados em alcançar esta formação. São aulas ministradas por uma equipe preparada e o aluno tem todo o suporte para obter êxito. É o Governo do Estado Maranhão oportunizando essa chance a mais maranhenses”, avaliou o titular da Secti.
Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a experiência dos Aulões é a oportunidade para muitas pessoas terem acesso a aulas sem qualquer custo e com todo o suporte necessário. “Vejo como mais uma etapa de sucesso na vida dessas pessoas, destes jovens e fico feliz com o compromisso deles em estar aqui num dia de descanso para muita gente. É um instrumento importante que se soma a outras iniciativas do Governo do Estado. Esses alunos vão fazer a diferença no futuro com a chance da formação universitária”, ressaltou.
“Essa oportunidade que o Governo do Estado concede mostra mais esse compromisso com a educação maranhense. O resultado esperado dessa ação é que mais pessoas tenham a chance de cursar o terceiro grau. Daqui eles podem sair muito bem preparados”, ressaltou o deputado Bira do Pindaré, que prestigiou a turma. Integrando o PreUni, os Aulões do Enem iniciaram em julho e já foram realizados em 42 municípios maranhenses.
O projeto tem um formato inovador nas aulas que mantém o aluno atento e interessado, avalia o coordenador pedagógico do grupo de Humanas e professor de Geografia no projeto, Diógenes Moreira. “São muitos temas e diversas matérias e se tratando de uma revisão, estamos tendo foco nas principais questões do Enem. Nossa preocupação é tornar as aulas dinâmicas e melhor compreensíveis para os alunos”, disse. Os municípios Santa Inês e Zé Doca também iniciaram turmas do projeto neste domingo. Um total de 60 municípios serão beneficiados com os aulões até outubro.
Estrutura
Nesta etapa, a inovação é a possibilidade de o aluno reforçar o estudo por meio da plataforma ‘Hora do Enem’, potencializando assim o resultado das aulas presenciais. A ferramenta disponibiliza simulados, vídeos, aulas e pode ser acessada também pelo celular. Os alunos têm ainda acesso ao aplicativo, recebem apostila com o conteúdo das disciplinas do dia e as aulas são ministradas por professores de vasta experiência em cursos pré-vestibulares.
Oportunidade
Os Aulões do Enem têm como foco nos jovens e também adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio e pretendem cursar a universidade participando do Enem ou mesmo processos vestibular gerais. Para participar das revisões, os interessados devem se inscrever no site da Secti – www.secti.ma.gov.br. As inscrições serão aceitas também no dia da revisão, bastando que o interessado compareça ao local até meia hora antes do início das aulas.

O cronograma da revisão promove aulas dia 4 de setembro, na disciplina Biologia, pela manhã, e Física, à tarde. Dia 11, Língua Portuguesa e Literatura, pela manhã, e Espanhol, Inglês e Arte, à tarde. Dia 18, Matemática nos dois turnos. E fechando a programação, dia 25, Redação pela manhã e análise das obras literárias, à tarde. As provas do Enem estão marcadas para dias 5 e 6 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário