Banner

Banner

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aulão do Enem mobiliza mais de 1.500 estudantes em São Luís; veja como participar



Neste domingo (11) mais de 1.500 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participaram de mais uma edição do “Aulão do Enem” realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em São Luís. Desta vez, as aulas de mega revisão gratuita promovidas pelo Governo do Maranhão na capital contemplaram as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Espanhol, Inglês e Arte. Neste final de semana ainda foram realizadas aulas em Anajatuba, Paço do Lumiar, Primeira Cruz e Jenipapo dos Vieiras.
Para Katiane Moraes, que estuda no Centro de Ensino Lucia Chaves, na Vila Esperança, o Aulão foi a primeira oportunidade de preparação para realização do Enem. “É a primeira vez que vou fazer o Enem e está sendo muito bom porque a gente quer fazer uma faculdade mas não tem ideia de como são as provas, então eu gostei muito”, declarou.
O Aulão do Enem, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é uma megarevisão com foco nos jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio e pretendem cursar a universidade participando do Exame Nacional do Ensino Médio, porta de entrada para o ensino superior.
Para o professor Fernando de Lira, que ministrou a aula de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, a revisão é uma oportunidade que diminui desigualdades para os estudantes de escolas públicas. “Primeiramente é uma oportunidade de esses alunos conhecerem o que é o Enem, como ele funciona, quais os níveis e competências exigidas. E a realização desse aulão é  uma iniciativa pública que é raro de se ver, porque coloca o estudante de escola pública no mesmo patamar de outros estudantes, prepara este aluno para concorrer com estudantes de qualquer outro estado do país por uma vaga na universidade”, declarou.
Os “Aulões do Enem” são parte do programa de incentivo ao ensino universitário no estado, o PreUni, e este ano chegarão a 60 municípios maranhenses. De acordo com Eneida Erre, coordenadora do programa, todas as edições tem sido sucesso, o que aponta para a expansão dos aulões no próximo ano.
“No final de semana passado tivemos em torno de 1.500 estudantes e hoje, na terceira edição aqui em São Luís, já superamos muito esse número. A procura dos municípios do interior também é muito grande e por isso a nossa expectativa é que cheguemos a pelo menos 100 municípios no próximo ano”, afirmou.
Para garantir a comodidade e bem estar dos estudantes que não possuem condições de se deslocarem no intervalo do almoço, a Secti e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) firmaram parceria para fornecimento de alimentação aos estudantes. Ao preço de R$ 2,00 os alunos podem consumir alimentação nutritiva e balanceada preparada pelos Restaurantes Populares mantidos pelo Governo do estado.
As aulas em São Luís seguem até o dia 25 de setembro, sempre aos domingos. No próximo domingo, dia 18, as aulas contemplam a disciplina de Matemática nos dois turnos. E fechando a programação, dia 25, Redação pela manhã e análise das obras literárias, à tarde.

Os interessados em participar das revisões podem se inscrever por meio do site da Secti –www.secti.ma.gov.br. Também serão aceitas inscrições no dia da revisão, bastando para isso que o estudante compareça ao local até meia hora antes do início das aulas. Os participantes têm ainda direito a apostila com o conteúdo das disciplinas do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário