segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Escolas Militares do Maranhão são destaque na avaliação do Ideb



O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última quinta-feira (8), apresentou expressivos resultados obtidos pelas escolas militares administradas pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
O Ideb é constituído por indicadores educacionais como taxa de aprovação, resultado da Prova Brasil (aplicada na 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas públicas de todo o Brasil) e os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado em uma amostra de escolas de Ensino Médio.
O resultado apontou o Colégio Militar Tiradentes II (Imperatriz), com a média 6, em primeiro lugar entre as escolas públicas estaduais. O Colégio Militar Tiradentes I (São Luís) ficou em segundo lugar, com media 5,8. Já o Colégio Militar Tiradentes III, com media 5,4, ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas do município de Bacabal e quarto entre as escolas da rede estadual.
Os resultados apresentados são fruto dos investimentos feitos pela Polícia Militar e pelo Governo do Maranhão. Essas unidades de ensino vêm mantendo o crescimento de média e ocupando lugar de destaque no ranking. Outro ponto positivo foi a superação da meta estipulada pelo Ministério da Educação para o ano, superando ainda a meta estipulada para o ano de 2021.
Os colégios militares do Maranhão, que nos últimos anos também mantém bons resultados nos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares, estão se destacando no esporte estadual e nacional.
Para o comandante geral Frederico Pereira, as escolas com pouco tempo de existência já alcançaram resultados relevantes no cenário da educação do Maranhão. Segundo o comandante, todos os anos os estudantes têm participado de olimpíadas nacionais em várias disciplinas, obtendo, também, grandes conquistas. Ele destacou, ainda, os projetos e feiras de ciências desenvolvidas pelos alunos com supervisão dos professores.
Colégio Militar
O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, unidade São Luís, foi criado em 28 de novembro de 2006, conveniado com a Secretaria de Estado da Educação, é um dos órgãos de ensino da Polícia Militar do Maranhão e tem como missão educar dependentes de policiais militares e da comunidade em geral, tendo por objetivo ministrar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio de 1ª a 3ª séries, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), como Educação Básica.
Os pais que optam pelo Colégio Militar para realizar a educação de seus filhos desejam que estes absorvam a cultura, a tradição, e o modo de fazer e de agir de um ambiente hierarquizado e disciplinado.
Os Colégios Militares possuem uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular do estado do Maranhão, seguindo as diretrizes das Polícias Militares ou Forças Armadas, assim como, outros Colégios Militares da Federação, sem com isso, modificar o programa de disciplinas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Anualmente os Colégios Militares realizam processo seletivo para ingresso de novos alunos. É realizado por meio de concurso de admissão do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. As vagas são distribuídas na proporção de 50% para os dependentes legais dos policiais militares e outro 50% destinados à comunidade em geral.

Os Colégios Militares em suas ações educacionais permitem ao aluno desenvolver e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de atuação no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário