domingo, 16 de outubro de 2016

‘Travessia’ amplia serviços para atender deficientes visuais



Veículos adaptados que buscam os usuários em casa e garantem o direito de ir e vir. Esse serviço também estará disponível para os deficientes visuais que residem na Região Metropolitana de São Luís. A partir da próxima segunda-feira (17), a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) amplia, mais uma vez, o Serviço Travessia, que passará a atender, além de cadeirantes e pessoas com microcefalia, deficientes visuais. O lançamento do serviço será realizado, às 15h, na Escola de Cegos do Maranhão, no Bequimão.
Desde a sua implantação, o serviço de transporte inovador oferecido pelo projeto Travessia busca ampliar seu atendimento a outras modalidades de deficiência, promovendo a inclusão social e cidadania. Desta vez, o serviço passa a atender, também, deficientes visuais classificados com baixa visão, visão subnormal e cegueira total.
Conforme o Ministério da Saúde, é considerado deficiente visual com baixa visão ou visão subnormal aqueles que apresentam o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho inferior a 0,3 e maior ou igual a 0,05. Os que apresentam campo visual menor do que 20° no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) também estão incluídos. Já os indivíduos que possuem valores abaixo de 0,05 ou o campo visual menor que 10° (categorias 3, 4 e 5 do CID 10) são considerados cegos.
A ampliação do Travessia manterá o serviço de transporte porta a porta para deslocamentos em casos de saúde, educação, trabalho e lazer, sob agendamentos prévios via Central Disque-Travessia (0800 606 4655). O transporte será realizado nos mesmos veículos que, atualmente, atendem aos cadeirantes, proporcionando viagens com conforto e segurança em veículos do tipo van climatizada.
SERVIÇO
O QUÊ: Ampliação do serviço ‘Travessia’ para deficientes visuais.
QUANDO: Nesta segunda-feira (17), às 15h.
LOCAL: Escola de Cegos do Maranhão, no bairro Bequimão.
CONTATO: (98) 9-8216-0503 – Assessoria da MOB (Isabella Carolina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário