Banner

Banner

sábado, 26 de novembro de 2016

Alunos da Rede Estadual sobem no palco do 20º Festival Maranhense de Teatro Estudantil


Grupos de oito escolas públicas da Rede Estadual de Ensino estão participando da 20ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), que começou na última segunda (21) e encerrou nesta sexta-feira (25). O evento, que este ano reuniu 22 escolas do ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual, federal, privada e comunitária, tem encantado o público que vai ao Centro Histórico de São Luís.
O Teatro João do Vale abriu suas cortinas para centenas de estudantes maranhenses demostrarem sua arte. Na terça-feira (22), quem subiu ao palco foram os alunos do C.E. José Justino Pereira, com o espetáculo Lingua de Boi. Na quarta (23), foi a vez do espetáculo “O Pleito (Adaptação)” representado pelos alunos do C E Maria Mônica Vale, e do “Ira Dos Pecados”, formado por estudantes do C.E. Bernardo Coelho de Almeida.
Na quinta (24) e sexta-feira (25), quem subiu ao palco foram os alunos dos C.E. Liceu Maranhense com o espetáculo “O cavaleiro do destino”; do C.E. General Artur Carvalho, com o espetáculo “Godofredo e Alice”; Colégio Militar 02 de Julho, que apresentou ao público o espetáculo “Narrativas”, o C.E. Benedito Leite, com o “Espetáculo: Asylum – Manicômio” e o C.E. Domingos Vieira Filho, com “Coisas Bestas”.
Para a coordenadora pedagógica e professora de artes do Liceu Maranhense, Gisa Braga, a inserção da arte no âmbito escolar é de suma importância para o desenvolvimento cultural do aluno e permite a ampliação da visão que o aluno possui de si mesmo e do mundo.
“A arte congrega e desenvolve diversos aspectos da vida humana. A experiência, a estética, o pensamento, a cognição, a sensibilidade, entre outros. A escola possuindo um ensino de arte pautado no criar e no apreciar, produz cidadãos críticos com a realidade, com seu contexto sociocultural e histórico. A participação das escolas nesse festival é muito importante, porque há um intercâmbio entre as produções artísticas que ocorrem nas escolas. As escolas têm a oportunidade de se congregarem e apresentar o que está sendo desenvolvido em seus espaços”, destacou Gisa Braga.
O Femate é uma mostra competitiva que incentiva o teatro na escola, formando atores e também apreciadores da cultura, facilitando o contato do jovem com diversas linguagens artísticas. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem).

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos/Jorrimar Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário