quarta-feira, 30 de novembro de 2016

“As ações terão melhores resultados na atuação conjunta com os municípios”, diz governador Flávio Dino em encontro com prefeitos do ‘Mais IDH’



O governador Flávio Dino reuniu com os 30 prefeitos dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão para discutir propostas, apresentar programas e definir parcerias. O evento ‘Mais IDH – Encontro com Prefeitas e Prefeitas para o Período 2017-2020’ foi realizado nesta quarta-feira, 30, no auditório do Palácio dos Leões. Os municípios presentes são os contemplados pelo ‘Plano Mais IDH’, programa do Governo do Estado criado na atual gestão. O plano tem como principal meta tirar estas regiões da situação de pobreza extrema.
No início do evento, o governador pontuou a importância do encontro destacando avanços nestes dois anos de realização do programa e reiterou a necessidade do trabalho parceiro entre as gestões. “É muito importante estarmos reunidos aqui para tratar de um programa que passou por várias fases e tem como finalidade melhorar os indicadores sociais nas regiões atendidas com a realização de ações planejadas e que consideram as demandas mais urgentes da população”, analisou.
Flávio Dino reforçou que o intuito da reunião é estreitar os laços com os poderes municipais e trabalhar a parceria das gestões. “O Estado pode realizar as ações, mas acreditamos que terão melhor resultado na atuação conjunta com os municípios. O programa não é unilateral e pode ser remodelado considerando a singularidade de cada município. Todas essas ações funcionam melhor em parceria, cooperação e união”, enfatizou. O governador finalizou convidando os gestores a participar com suas proposições, parabenizando-os pela vitória nas urnas e desejando êxito em suas administrações.
“O Mais IDH tem um viés mobiliza dor muito importante e a participação dos prefeitos e prefeitas é imprescindível para que tenha sucesso. Da mesma forma, a participação da sociedade fortalecendo a interação com o governo”, avaliou o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry. O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves apontou o trabalho do governo estadual para minimizar problemas que há décadas afligem a população destas cidades.
O titular da Sedihpop citou obras que permitem o acesso aos municípios entre as prioridades do plano beneficiando cidades como Brejo de Areia e Marajá do Sena, que viviam isoladas; e o povoado Sangue, em Santo Amaro, que terá a via principal recuperada. Em Aldeias Altas, a população passa a contar com água nas torneiras, após implantada a Rede Plena de Abastecimento na zona rural e serem construídos mais poços na zona urbana. “Todos estes projetos são fruto do Plano Mais IDH e o governo pretende ampliar a ação, alcançando outras regiões. Isso também será discutido com os prefeitos para vermos a forma de executar essa meta”, diz Francisco Gonçalves.
O prefeito José Reis Neto, do município de Aldeias Altas, foi disposto a ouvir as propostas do Governo e pontuar as principais demandas de sua região. “A nossa população sofre com a falta de água, de urbanização e moradias bem precárias. Temos a esperança desse trabalho do Plano Mais IDH para a solução. Estamos aqui para saber o que o governador nos propõe e apresentar nossas necessidades”, disse o gestor, que estava acompanhado do vice-prefeito, Itamar Soares Ramos.
Eleita pela primeira vez, a prefeita de Água Doce do Maranhão, Thalita Dias, disse apostar na parceria Governo e Gestão Municipal. “É de grande importância a aproximação dos municípios com a gestão estadual para nos ajudar a melhorar áreas prioritárias como Saúde, Educação e Infraestrutura, além de somar conosco para garantir projetos à população”, enfatizou a prefeita.
Para Francisco da Silva Freitas, o Chico Freitas, prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, a parceria das gestões só tem a beneficiar a população. “Tenho certeza absoluta da disposição do Governo em dialogar e nos ouvir para que possamos garantir dias melhores ao nosso povo”, pontuou. Estiveram presentes ao encontro secretários de Estado, vice-prefeitos e assessores.
Mais dignidade
Na ocasião do encontro foram apresentados projetos do Plano Mais IDH e ações gerais do Governo que têm como foco solucionar demandas urgentes dos municípios. Na lista, o Mutirão Rua Digna, que recupera vias internas dos municípios utilizando mão de obra da própria comunidade e assim, gerando emprego e renda. Outra ação, os Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs) já contempla cerca de três mil famílias em 22 municípios com a perfuração de poços e a construção de reservatórios.
O programa Bolsa Escola – Mais Bolsa Família, que garante material escolar e fardamentos aos alunos da rede pública, que antes não tinham acesso a estes itens; o Escola Digna, que constrói escolas de alvenaria em lugar das atuais de palha e barro, somando 90 até esta etapa; e já garantiu a construção de 22 Cozinhas Comunitárias em 22 cidades. A retirada de municípios do isolamento com a construção e recuperação de estradas é outro ponto prioritário do Mais IDH.

O Mais IDH é a resposta do Governo do Estado à situação de calamidade e abandono identificada em várias cidades maranhenses, ressaltou o Sedhipop, Francisco Gonçalves. “Diante do cenário encontrado, a decisão do governador Flávio Dino foi pelo enfrentamento destes problemas, e é o que está sendo feito por meio do programa Mais IDH”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário