Um áudio vazado nesta quarta-feira pode confirmar uma das teorias sobre
a causa do acidente com o avião da Chapecoense que vitimou 71 pessoas. A
gravação supostamente mostra a última conversa entre Miguel Quiroga, piloto da
aeronave, com a torre de controle do aeroporto José María Córdova, de Medellín
(COL). Na conversa, o condutor alega falta de combustível e declara emergência
pouco antes de bater no Cerro Gordo, uma região montanhesa vizinha à cidade
colombiana. As autoridades locais não confirmam e nem desmentem a veracidade
dos arquivos.
O diálogo se espalhou por redes
sociais e foi divulgado por veículos de imprensa da Colômbia na tarde desta
quarta-feira. O áudio completo tem 11 minutos e 21 segundos de duração e
envolve os quatro aviões que estavam perto do aeroporto (das companhias VivaCololmbia,
Lamia, Avianca e Latam). Porém é na parte final que a conversa se torna muito
mais tensa.
Aos 4min40 do áudio, Quiroga pede permissão para se aproximar pois tem
"emergência de combustível". Porém é informado que terá de esperar o
pouso do Viva Colombia que havia declarado emergência anteriormente.
Piloto: Lamia 2933 solicita vetores para
aproximação.
Torre de controle: Atento, tenho aeronave abaixo
efetuando aproximação e ... Que tempo tempo tem para permanecer em em sua
aproximação Lamia?
Piloto: Tenho emergência de combustível. Por isso
de uma vez peço curso final.
Torre de controle: Conversa com outro avião
Piloto: Necessito descenso imediato, Lamia 2933.
Nos 17 segundos seguintes, a controladora desvia o avião da Latam que tinha
indicação de aproximação e se comunica novamente com o voo da Lamia.
Torre de controle: "Capitão, você tem dois um
zero, preciso baixá-lo de nível. Teria que virar para a sua direita para
começar o seu descenso.
Piloto: Negativo, senhorita. Estamos iniciando o
descenso.
A controladora então descia o avião da Avianca e dá novas instruções para a
aproximação do Lamia. Nisso, já se registravam 6min58 no áudio.
Então passam-se cerca de três minutos, até que a comunicação entre o Lamia e a
torre seja retomada de forma mais intensa e de forma crítica. São os últimos
momentos no ar.
Piloto: Senhorita, Lamia 2933, falha elétrica,
falha elétrica total e, sem combustível.
Torre de controle: Pista livre e esperando chuva
sobre a superfície Lamia2933. Bombeiros em alerta.
Piloto: Certo senhorita, vetores à pista.
Torre de controle: Não tenho você no radar. Não
sei que rumo tem agora.
Piloto: Rumo 360, 360.
Torre de controle: Pela esquerda….você se
encontra. Pela esquerda com rumo 350.
Piloto: Esquerda 350, senhorita
Torre de controle: Está a 0,1 milha do (…)
de Rio Negro. Não o tenho com altitude.
Piloto: 9 mil pés, senhorita. Vetores, vetores!
Torre de controle: Está a 8,2 milhas da pista
Piloto: Jesus!
Torre de controle: Que altitude tem agora?
Outra voz na torre de controle: Já não responde.
A reportagem entrou em contato com a Aeronáutica Civil da Colômbia,
órgão que está liderando as investigações sobre as causas do acidente.
Porta-voz da agência, Uriel Bedoya não confirmou ou desmentiu que a veracidade
do áudio. Disse apenas que a gravação é "manipulada" e que a apuração
segue em curso, dando a entender que os trechos vazados podem fazer parte da
gravação original.
A investigação, informam as autoridades de Medellín, será feita de forma
tripartite, dividida entre Colômbia, Brasil e Bolívia, de onde partiu o avião.
Nesta quarta, às 18h, uma coletiva de imprensa na cidade colombiana deve
fornecer atualizações sobre a apuração das causas do acidente.
Colaborou Fábio Aleixo, do UOL, em São
Paulo
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