segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Data da prova do seletivo dos cursos técnicos é alterada



A prova do Processo Seletivo 2017 aos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem uma nova data de aplicação. A modificação foi provocada pelas alterações no calendário de aplicação das provas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) para os candidatos que não se submeteram ao exame  no último fim de semana.
A Pró-reitoria de Ensino do IFMA divulgou nesta quarta-feira (09) edital de retificação modificando a data de aplicação da prova e outros itens do cronograma do processo seletivo. A data anterior era de 04 de dezembro de 2016 (data coincidente com as provas do ENEM e que irão utilizar prédios previsto para cessão do IFMA para a realização do seletivo). Com a retificação, a nova data marcada para aplicação da prova é 08 de janeiro de 2017.
Também foram alteradas as datas de divulgação do gabarito, do resultado, das matrículas e das convocações dos excedentes. O resultado final, que seria divulgado no dia 10 de janeiro, agora será divulgado no dia 02 de fevereiro. As demais datas do calendário alteradas podem ser acessadas na página de editais e na página do processo seletivo. Os itens do cronograma que não estão marcados de azul permanecem inalterados.
Ao todo, estão sendo ofertadas 5.980 vagas em 37 cursos técnicos distribuídos em 24 cidades. A seleção é para as unidades do IFMA em Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.
Os cursos serão oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.
Cursos – O Processo Seletivo 2017 está ofertando os seguintes cursos técnicos: Administração, Agenciamento de Viagem, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Químicas, Aquicultura, Artes Visuais, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comunicação Visual, Cozinha, Design de Móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Florestas, Geoprocessamento, Guia de Turismo Nacional, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo e Gás, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Vestuário.
Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas, metade é reservada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário