Banner

Banner

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Maranhão sediará encontro nacional sobre saúde do trabalhador


O Maranhão sediará, entre os dias 16 a 18 de novembro, o VII Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs). Realizado pelo Governo do Estado e Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento tem como o tema ‘O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro’. O encontro será realizado no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. Esta é a primeira vez que o evento não será realizado em Brasília (DF).
Considerando as ações pertinentes à saúde do trabalhador e ao controle social, o Maranhão tem desenvolvido parceria com as CISTTs para fortalecimento da política no estado. Em virtude disso, a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador e o CNS propuseram a realização do VII Encontro Nacional da CISTT em São Luís.
O encontro contará com a participação de cerca de 400 pessoas, entre membros das CISTTs nacional, estaduais e municipais, e demais atores que integram os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados à assistência e à vigilância para garantia da Saúde do Trabalhador, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria 1.823/12), e as leis Orgânicas da Saúde: Lei 8.080/90 e 8.142/90.
Encontro
A programação contará com apresentações e discussões em diálogos participativos, abordando temas relevantes para a área, como: ‘Saúde mental no trabalho’, ‘Atuação dos Cerest’, ‘Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador’, ‘Participação social’, ‘Intersetorialidade’, ‘Dados de acidentes graves, fatais e doenças relacionadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora’, ‘Precarização do trabalho’, ‘Desenvolvimentos socioeconômicos e impactos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’, dentre outros.
Conferências
O Encontro contribuirá também para a qualificação dos trabalhadores na participação da 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres e da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que serão realizadas em 2017.  A coordenadora estadual da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e chefe do Cerest/MA, Adelany da Silva França, explica que esse VII Encontro é uma forma de considerar o papel das CISTT no assessoramento aos conselhos de saúde na temática de saúde do trabalhador, ampliando o dialogo público da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil.
“Esse encontro é de extrema importância para contribuir no apoio do funcionamento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e dos Conselhos de Saúde nas três esferas de gestão do SUS. Além de fortalecer o controle social no processo de implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST) e fomentar o debate e a troca de experiências entre as CISTT nacional, estaduais e municipais, estruturando ações que possam melhorar a assistência aos trabalhadores e trabalhadoras de todo país”, completou Adelany França.

O 7º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs) é realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador, Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Governo do Estado do Maranhão, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, incorporado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário