segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Com 70% das obras concluídas, Cais de São José de Ribamar vai aquecer turismo da cidade



“Quero trazer minha família para visitar o cais depois que estiver pronto. Tenho orgulho de dizer que participo de uma obra que vai devolver a movimentação de turistas em minha cidade”, explica o operador de betoneira da obra de requalificação do Cais de São José de Ribamar, Alexsandro Oliveira. A requalificação do cais é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). 
Com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a obra contempla melhorias no entrocamento do entorno, ponte e píer, incluindo instalação de uma nova iluminação de led e projetores, recuperação estrutural. Também está sendo construída uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovia, dois gazebos no píer, dois quiosques na área do entorno, banheiros com acessibilidade, pavimento tátil – para fornecer auxílio na locomoção pessoas com deficiência visual -, implantação de rota acessível com sinalização, entre os pontos de acesso ao parque e o cais, a demarcação de espaços para pessoas com deficiência e idosos e rampas de acesso para cadeirantes e academia ao ar livre.
“Hoje nós temos 70% da primeira fase da obra concluída. Essa fase contempla toda a parte de urbanização do parque, incluindo a requalificação da estrutura e oferecendo uma área de lazer inteiramente acessível para a população ribamarense e turistas’ explicou o engenheiro e fiscal da obra, Marcelo Tavares.
Com previsão de entrega da primeira fase para o final de janeiro, o novo cais já é motivo de alegria para os ribamarenses.
Os irmãos Walquíria e Henrique Alves, trabalham com venda de comida e bebidas nos pontos que ficam em frente ao cais e falam da expectativa para a inauguração da obra.
“Vai ficar muito bonito e com certeza vai atrair mais turistas para São José de Ribamar. Não tenho dúvidas que as vendas vão melhorar muito depois desse novo espaço para a população. Precisamos é disso, de ter para quem vender”, explica a vendedora Walquíria.
Esperança de um futuro melhor também compartilhado por Henrique. “Sabemos que precisamos de espaços assim não só para quem vem de fora, mas para o povo da cidade também. É isso que importa, é mais uma opção para as pessoas virem passear e aproveitar seus dias de folga e férias”, explica ele que há 34 anos acompanha a mãe e a irmã no dia-a-dia do restaurante.
Próxima fase
A segunda etapa do projeto de construção do Cais no município de São José de Ribamar já está em processo de planejamento pela Emap. A fase final contemplará o reforço de toda a estrutura do píer e a construção de um novo modelo para atracação das embarcações na área, garantindo mais segurança e organização no embarque e desembarque de pescado e passageiros que voltarão a passar diariamente pelo cais. 
Histórico 

Construído há mais de 40 anos, o cais de São José de Ribamar nunca havia passado por nenhuma reforma desse porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário