segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Governo do Estado inaugura unidades do Procon Móvel, em São Luís



Duas Unidades Móveis do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) foram entregues à população nesta segunda-feira (19), em São Luís. Em solenidade na Praça Deodoro, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, e o presidente do Procon e diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, inauguraram o atendimento móvel do Procon, garantido mais acesso aos serviços do órgão.
Além da formalização de denúncias, fiscalização, orientação ao consumidor, a equipe de fiscalização também poderá ser acionada pelo consumidor que tiver alguma dificuldade no momento da compra ou de atendimento em bancos. O Procon Móvel também oferecerá os serviços de emissão de documentação básica como RG, CPF e Antecedentes Criminais, em parceria com o VIiva, tudo de forma gratuita.
Segundo o secretário Francisco Gonçalves, também presidente do Fundo Estadual do Consumidor, o Procon Móvel amplifica o trabalho do órgão no estado, beneficiando o maior número de consumidores do Maranhão. “O Procon móvel potencializa a ação das unidades fixas e, mais do que isso, demonstra o bom resultado do funcionamento do Fundo Estadual do Consumidor. Uma prova de como o trabalho realizado pelo Procon retorna em benefício do próprio cidadão”, afirmou.
As duas unidades do Procon Móvel foram adquiridas por meio de recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, dinheiro que é arrecadado por meio de multas e indenizações aplicadas a fornecedores do estado que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. Através das novas unidades será possível realizar atendimento ao consumidor em diferentes bairros da cidade e em municípios onde não há unidades fixas.
“Com as unidades móveis do Procon teremos a oportunidade de ampliar a nossa rede de atendimento, levando os nossos serviços para mais perto da população, além de garantir os direitos básicos aos cidadãos nas regiões mais longínquas do nosso Estado, com a mesma qualidade e efetividade que já oferecemos nas nossas unidades fixas”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior,
A consumidora Ivana Matos, aproveitou que estava indo fazer compras de Natal e já esclareceu dúvidas sobre troca de presentes e garantiu que vai levar o filho de 2 anos para tirar o primeiro RG. “Excelente iniciativa! Estava chegando ao Centro quando ouvi e vi a movimentação. Tratei de me aproximar e já esclareci minhas dúvidas. Muito bom ter todos esses serviços tão próximos da gente”, comemorou.
Para prestigiar o momento de entrega das unidades móveis também estiveram presentes a presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Teresa Nina Marques, o secretário estadual de Programas Especiais, Pierre Januário, a Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Elisangêla Cardoso, a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, servidores do Viva e Procon e a população em geral.

O Procon Móvel permanecerá no centro de São Luís, em frente à Biblioteca Benedito Leite, até o dia 23 de dezembro, com atendimento das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário