sábado, 24 de dezembro de 2016

Operação especial de segurança atenderá festas de Natal e Réveillon no Maranhão



O período que compreende o Natal e o Réveillon em todo o Maranhão contará com esquema especial de segurança realizado pelas Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Além dos locais de festa, onde se formam as grandes aglomerações, o policiamento será reforçado em estradas, avenidas e bairros com a realização de incursões e operações de barreiras, além de revistas a pedestres, veículos e coletivos na capital e no interior do estado.
Na Grande Ilha, cerca de 400 militares reforçam a segurança em centros comerciais até as 20h do dia 24 de dezembro. Com efetivo a pé, em motocicletas e viaturas, a operação ‘Natal Seguro’ contempla localidades como o Centro de São Luís e bairros do João Paulo, São Cristóvão, São Francisco, Vila Luizão, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Maiobão e nas proximidades de grandes shoppings, localizados nas avenidas São Luís Rei de França, Daniel de La Touche e Carlos Cunha.
Após o encerramento das atividades do comércio, será a vez da operação se direcionar aos bairros, como explica o coronel Pedro Ribeiro, comandante do CPAM I (Comando de Policiamento de Área Metropolitana). “A partir das 20h do dia 24 iremos iniciar as incursões nos bairros, com policiais em vans, viaturas e motocicletas. Além disso, haverá realização de barreiras policiais e também ficam mantidas as operações ‘Busca Implacável’, que faz as revistas nos ônibus e a ‘Malha Metropolitana’, que permite a cobertura de grandes vias de toda a ilha”, informou.
O deslocamento de passageiros também será contemplado no esquema. Haverá segurança reforçada no terminal da Ponta da Espera e na Rodoviária de São Luís, quando aumenta a movimentação de chegada e saída da capital; maior vigilância externa nas unidades do Sistema Penitenciário e da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).
Interior do estado
Por todo o estado também haverá realização de barreiras durante o período, como destacou o comandante do Policiamento no Interior, coronel Gonçalo Alves de Sousa. “Em todos os 213 municípios que integram as regionais do interior haverá cobertura especial para os locais de festas e aglomerações, além de barreiras policiais nas estradas de todas essas regionais”, declarou.
Para cidades e polos turísticos mais afastados, também estão sendo destinados policiais para atenção especial. “Faremos frente a qualquer tipo de situação para evitar ocorrências. Realizaremos a cobertura de operações de reabastecimento de caixas eletrônicos de todo esse período e outra operação especial será a cobertura de cidades e locais de atração turística, garantindo a segurança para aqueles que procuram tranquilidade e locais mais afastados, como em Carolina, por exemplo,”, detalhou o comandante.
Réveillon
Na Região Metropolitana de São Luís, 370 policiais a pé farão a segurança de quem se direcionar a uma das praias da orla da Grande Ilha na noite da virada. A operação ‘Réveillon Seguro’ vai se entender da praia da Guia em São Luís à praia de São José de Ribamar e também vai incluir o policiamento a cavalo e motorizado em viaturas, motocicletas e quadriciclos, além do patrulhamento aéreo. Haverá ainda a formação de barreiras policiais para evitar a entrada de armamentos e drogas nos pontos de realização dos shows do ‘Réveillon de Todos’.
Ocorrências
A Polícia Civil vai manter os plantões centrais do Bom Menino, Cohatrac, Vila Embratel, Cidade Operária e Maiobão em funcionamento durante todo o período para o atendimento à comunidade, principalmente, no Réveillon, quando a movimentação é mais intensa. O trabalho da Segurança será realizado com apoio das Secretarias de Cultura do Estado (Sectur) e município (Secult); Secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT); Blitz Urbana; Vigilância Sanitária e Cemar.
A população também pode colaborar pelo telefone 190, por meio do número no WhatsApp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo ‘ByZu 2.0’, compatível com todos os sistemas operacionais. Os canais estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário