Banner

Banner

domingo, 25 de dezembro de 2016

Prefeitura inicia videomonitoramento do trânsito nas principais avenidas



A Prefeitura de São Luís iniciou, esta semana, o videomonitoramento do trânsito nos principais corredores urbanos da cidade por meio da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO).
A nova ferramenta, implantada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai realizar o acompanhamento direto e em tempo real de todo o sistema de trânsito e transporte da cidade.
O serviço se soma ao trabalho já desenvolvido pela CCO desde setembro deste ano, com o monitoramento, em tempo real, de toda a frota do transporte públicos em São Luís.
As câmeras de videomonitoramento já foram instaladas em quatro regiões de São Luís: na Avenida Marechal Castelo Branco (São Francisco), na Via Expressa, na Avenida Guajajaras e na região do Anel Viário. Os equipamentos de monitoramento instalados nas quatro vias são parte das 60 câmeras giratórias de grande alcance que serão implantadas em pontos estratégicos e de fluxo intenso de veículos da capital.
A iniciativa se insere nas ações realizadas pela Prefeitura de São Luís na área da mobilidade urbana durante a gestão Edivaldo, a exemplo das mais de dez intervenções geométricas e reordenamento do tráfego em vários pontos da cidade.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros, as primeiras experiências com o trabalho executado pela Central de Controle Operacional nessas vias já deram resultados positivos e o serviço respondeu plenamente às expectativas do órgão no que se refere ao reordenamento e organização do trânsito nas áreas monitoradas pela CCO.
“Conseguimos intervir imediatamente em todas as ocorrências de trânsito verificadas nessas vias, através das imagens captadas pelos equipamentos ali instalados. Algumas colisões e casos críticos de engarrafamento ocorridos nas áreas monitoradas foram imediatamente observados pelo sistema, possibilitando à SMTT enviar ao local com mais rapidez os agentes de trânsito, para realizar todo o ordenamento de forma a garantir a fluidez do trânsito e, também, proceder com a parte protocolar que compete ao órgão”, afirmou Canindé Barros.
Nos próximos dias, outros pontos da cidade também serão contemplados pelo serviço. Entre estes estão as rotatórias da Cohama, do Calhau, da Cohab, do aeroporto, da Uema, em frente ao Terminal da Praia Grande, avenida principal da Cidade Operária, entre outros corredores viários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário