terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pavimentação das rodovias Forquilha/São José de Ribamar e Forquilha/Mocajituba inicia ainda esta semana



Dando prosseguimento às obras de melhoria da mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Luís, o Governo do Maranhão inicia, ainda nesta semana, os trabalhos de recuperação da MA-201 (Forquilha/São José de Ribamar) e MA-202 (Forquilha/Mocajituba).
Será removido todo o asfalto deteriorado e a aplicada a nova pavimentação que abrangerá o recapeamento de 5,4 km, revestimento de trechos contínuos de 3km e o micro revestimento de 21,7 km de extensão para os dois trechos da MA-201 e MA-202.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura as ações de melhoria na mobilidade urbana da Grande da Ilha representam o esforço do governador Flávio Dino em garantir comodidade e segurança para que as pessoas realizem suas atividades diárias. “Todas as intervenções têm sido feitas com um padrão de qualidade. Fizemos drenagem profunda, desobstruímos galerias e bueiros – só na MA-201 foram 52 pontos de desobstrução a fim de dar vasão a água –, limpamos, retiramos entulhos  e desobstruímos  também a calha do rio Paciência que estava assoreada provocando alagamentos e inundações”, frisou  Clayton Noleto explicando que as ações do governo têm sido definitivas, resolvendo problemas históricos e demonstrando a responsabilidade com a aplicação do recurso público.
O investimento de R$ 11 milhões na pavimentação das MAs 201 e de parte da MA-202 vai contemplar os serviços de revitalização do canteiro central, serviços de drenagem, a reconstrução das sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios. Ainda serão realizados os serviços de manutenção da sinalização horizontal, vertical lateral, incluindo tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores. A segunda etapa da obra compreenderá a revitalização dos serviços de iluminação da MA-201.
“Esta é a uma região que possui vocação para o comércio e ao mesmo tempo abriga milhares de famílias. Por aqui, eram comuns transtornos causados por alagamentos no período chuvoso. O prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino, alinhados com os demais prefeitos da região metropolitana, estão comprometidos com o desenvolvimento que esta área precisa e estão trabalhando juntos para garantir a melhoria do aspecto urbanístico, de infraestrutura e de mobilidade urbana”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos de São Luís, Antônio Araújo.
Obras vistoriadas
No último domingo, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou obras executadas para melhorar a mobilidade urbana, realizadas em parceria com a Prefeitura de São Luís. O primeiro ponto de parada foi o retorno da Cohab.
O asfaltamento está praticamente pronto, e, agora, serão implementadas as mudanças no sentido do tráfego, na regulamentação do trânsito que deverá ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). “Nós percebemos as melhorias na mobilidade urbana, no fluxo do trânsito, que agora já tem menos congestionamentos, e, consequentemente, menos transtornos e mais qualidade de vida para a população, onde as intervenções foram executadas”, destacou Noleto.
As obras de intervenção geométrica no trânsito na região da Forquilha representam um investimento de R$ 8,5 milhões com mais de 80% dos serviços concluídos. São obras na rede de drenagem na MA-202,  na estrada da Maioba,  nas ruas e avenidas entre as MA-201 e MA-202, além da área da Forquilhinha, que recebeu rede de canalização e pavimentação. “Parte da drenagem na região da Forquilha também foi  concluída, estamos aguardando  o trabalho de reposicionamento dos postes a ser realizado pela Cemar para a conclusão dos serviços de mudança na geometria do trânsito no local que  beneficiará milhares de maranhenses”, ressaltou o secretário.
Com a conclusão dos serviços a rotatória da Forquilha passará a ser um cruzamento que vai facilitar o trânsito de quem segue em direção a São José de Ribamar. Terá passagem livre também quem estiver em São José de Ribamar em direção ao Centro de São Luís, e quem estiver no Centro da capital terá acesso livre no sentido Cohatrac.


Nenhum comentário:

Postar um comentário