segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Praias de São Luís ganham reforço do Corpo de Bombeiros durante as férias



Para garantir segurança e tranquilidade aos banhistas, o Governo do Maranhão, por meio do Corpo de Bombeiros, reforça o efetivo e ações nas principais praias da Região Metropolitana de São Luís. Com mais de 60 homens, o reforço do Corpo de Bombeiros estará disponível nas principais praias em todo o período de férias, ampliando as ações de guarda-vidas no litoral da Grande Ilha.
“Nós trabalhamos com os postos de São Marcos, Calhau, Praia do Araçagi e do Meio, onde temos patrulhas marítimas com bote e moto aquática, as patrulhas terrestres com os quadriciclos e as rondas dos próprios guarda vidas, onde contamos com a ação de prevenção através de campanhas de panfletagem. Também temos o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), que duas vezes por dia, principalmente no fim de semana, faz a ronda de prevenção”, detalhou a comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos, Priscila Chahini.
O trabalho dos bombeiros será voltado à prevenção de acidentes e orientação dos banhistas. “Estamos pegando militares de outras unidades para dar um reforço nesse período de férias. Esse grupo, além de realizar os salvamentos que forem necessários, fará o trabalho de prevenção, para evitar afogamentos”, comentou o subcomandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos, capitão Joálisson Spíndola de Oliveira.
Durante esse período que antecede o carnaval, também estão sendo intensificadas as abordagens de conscientização sobre os riscos em relação ao uso de bebidas alcoólicas e banho nas praias. “Estaremos orientando os banhistas acerca do consumo de bebidas, cuidados com crianças e correnteza, dentre outras orientações que são essenciais para salvar vidas. Também estaremos orientando os condutores de embarcações no intuito de prevenir acidentes”, explicou o subcomandante.
A médica veterinária Carla Alcântara, maranhense, mas que reside em Brasília faz uma observação positiva da presença efetiva dos homens do Corpo de Bombeiros nas praias. “Maravilhosa essa fiscalização do Corpo de Bombeiros, principalmente para quem tem crianças. Nos sentimos mais seguros, protegidos e vemos que temos com quem contar. Meus filhos não nasceram aqui, são de Brasília, logo eles não são acostumados com o mar, por isso eu já repasso todas as orientações possíveis para eles. Nada de avançar muito para dentro do mar”, alerta.
Em meio a ação, o sargento do Corpo de Bombeiros, Sergio dos Santos, do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), realizava abordagem, explicando para uma família com crianças que a água deve ser mantida na linha da cintura. “Não ultrapasse as ondas, qualquer coisa procure os guarda-vidas, tenha cuidado com queimadura biológica e, caso ocorra, procure a barraca dos salva-vidas, e fique atento para as crianças não se perderem dos responsáveis”, orientava o profissional.
Treinamento constante

A comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos, Priscila Chahini, informou que para que ocorra toda a desenvoltura do trabalho dos bombeiros nas praias, um treinamento prévio, com duração de seis semanas, é realizado para dar resistência aos alunos. As aulas do curso são ministradas pela comandante que é coordenadora do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário