quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Vereadores presos em Foz do Iguaçu tomam posse e retornam para a cadeia



Cinco vereadores de Foz do Iguaçu (PR) reeleitos no ano passado saíram da cadeia, onde estavam presos por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção, foram até a Câmara escoltados pela Polícia Federal (PF), tomaram posse com os policiais ao fundo e voltaram para a prisão.
A posse, ocorrida na manhã desta quarta-feira, foi feita por determinação da juíza Juliana Arantes Zanin Vieira, da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Foz do Iguaçu, e ocorreu sob forte tumulto. Em um vídeo gravado no momento da posse, é possível ver manifestantes vaiando os vereadores enquanto faziam o juramento. Dezenas de pessoas ocuparam a galeria da Câmara com cartazes contra a iniciativa aos gritos de “vergonha” e de pedidos de renúncia dos parlamentares.
Os vereadores – Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Rudinei de Moura (PEN), Edilio Dall’Agnol (PSC) e Luiz Queiroga (DEM) – estão presos desde do dia 15 de dezembro do ano passado quando a PF deflagrou a 5ª fase da Operação Pecúlio, que investigava parlamentares suspeitos de ter recebido propina para aprovar projetos de interesse da prefeitura e de ter participação em fraudes de licitações para a área da saúde. Na manhã desta quarta, os parlamentares fizeram o juramento, assinaram o livro de posse e saíram escoltados.

Na decisão, a juíza destaca que a “Vara de Execuções Penais apenas autorizou a ida dos vereadores, com escolta, para assinarem o termo de posse, com retorno imediato ao presídio”. Na 5ª fase da operação, batizada de Nipoti, doze dos quinze vereadores da capital foram presos por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção. A 6ª fase da operação, deflagrada no dia seguinte às prisões, conduziu coercitivamente dois dos três vereadores que permaneceram na Câmara para prestarem esclarecimentos à PF, mas foram liberados no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário