domingo, 26 de fevereiro de 2017

Animação, segurança e muita alegria marcam o ‘Carnaval de Todos’



Animação, diversidade e muita folia esperam o público que vai curtir a programação do ‘Carnaval de Todos’, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na agenda oficial, atrações nos circuitos Madre Deus, Praia Grande, Lagoa da Jansen, Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e Passarela do Samba.
Blocos tradicionais e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais estão no cronograma. Serão cerca de 200 atrações se apresentando até terça-feira, dia 28, quando encerra o roteiro da folia. A programação diversificada prestigia grupos tradicionais do Carnaval maranhense e uma infinidade de brincadeiras, garantindo a diversão dos diferentes públicos, destacou o governador Flávio Dino.
“Este ano, a programação começa e termina mais cedo, para que as pessoas possam brincar com tranquilidade e curtir as várias manifestações da cultura maranhense. E a novidade que é o circuito Beira Mar, onde o público aproveita as atrações e contempla a paisagem, valorizando esse que é um cartão postal da cidade”, disse o governador.
O secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino Galdino destacou a organização e a segurança, marcas de todos os eventos da gestão Flávio Dino. “Queremos repetir o sucesso de eventos anteriores. O aparato de segurança está a postos para garantir que não haja ocorrências nos dias de festas e que o folião venha brincar na paz”, reiterou Galdin.
Madre Deus


O público lotou o circuito Madre Deus, neste Sábado Gordo de Carnaval, 25, para aproveitar o ponto mais tradicional de carnaval de rua da cidade. Na Praça da Saudade, a festa iniciou com apresentação de DJ, Tambor do Laborarte, grupo Fuzileiros da Fuzarca e shows de Marco Duailibe, Andreson Feijoada e Folia de Três.
Os blocos organizados agitaram o Largo do Caroçudo com 16 atrações, incluindo a Bicicletinha do Samba, Os Gorjeadores, Os Liberais, Pau Brasil e Sebá Folia. Na Vila Gracinha, a animação ficou por conta dos Blocos Tradicionais, totalizando 14 grupos que mostraram a força dos seus tambores. “Animado demais. O Maranhão é tradição nos blocos. São bem feitos e agitam”, disse o mecânico Antônio Ribeiro, 30 anos.
No Ceprama, folia no ‘Baile dos Alternativos’ com os blocos Groovaê 24×48, Blocão do Jacaré, Sem Limite, Confraria do Copo, Samba de Rua – TôdiMais, Jegue Folia, Bloco do Reggae e Blocão do Bicho. Desde as 17h, o batuque dos tambores deu o tom, animando as centenas de pessoas que foram conferir as atrações no local.
Mais atrações no Circuito São Pantaleão, com cortejo de tribos de índios, grupos corso e blocos afro. O tradicional Tambor de Crioula de Mestre Felipe, reconhecido da cultura maranhense, mostrou toda sua história e graça em apresentação no circuito. Show dos artistas Herivelto Nunes e Célia Sampaio com participação do grupo Afoxé Show encerraram as atrações no ponto carnavalesco.
Carnaval da criançada


Na Praça da Lagoa, a programação no fim da tarde do sábado foi especialmente preparada para as crianças. Personagens das histórias e desenhos infantis garantiram a animação dos pequenos. Na área da praça foram montados espaço de pintura e brinquedos como o pula-pula. A apresentação da banda Unidunitê animou o público com um repertório de músicas infantis interpretados pela cantora Tássia Campos.
O governador Flávio Dino esteve no circuito prestigiando a programação. No local conversou com o público e acompanhou as diversas atrações. “Essa praça se consolidou como espaço de referência para os pais e mães trazerem seus filhos e é o momento para envolvermos as crianças para que participem do Carnaval do Maranhão que é para todos. O clima de união e amizade está muito presente na Lagoa e estou feliz em ver as crianças brincando, pois, daqui há alguns anos, a continuidade do folclore, dos grupos e desta festa depende das crianças que entendem a importância do Carnaval”, pontuou Dino.
Pais e mães aproveitaram a tarde para proporcionar um momento de alegria e descontração se divertindo com os filhos. Foi o caso da cantora Concita Almeida, 36 anos, que estava com as filhas Sofia, de quatro anos e Rebeca, 14. Ela ficou encantada com a programação. “Aqui reúne tudo para divertirmos uma criança. Música muito bem escolhida, a praça é linda, com opções de diversão e muito segura. Ter, nesse período, uma programação totalmente voltada para o público infantil é muito bom”, disse.
Comércio movimentado


Enquanto o público se divertia curtindo as atrações, vendedores informais aproveitaram para ter um lucro extra. O comércio informal de alimentos e outros diversos produtos, incluindo itens carnavalescos, ficou aquecido com a programação do Governo do Estado. Espuma, máscaras, acessórios decorados, algodão doce, churrasquinhos, sucos e refrigerantes, pipoca e até brinquedos podiam ser encontrados na Madre Deus.
As boas vendas eram a expectativa de Neusa Maria Rocha, 36 anos, que levou para o circuito tipos de máscaras e enfeites de cabelo. No período, ela aproveita a movimentação gerada com a folia e consegue ter uma renda a mais. “Tem espaço para todos. Tem um grande público e todo mundo consegue vender seu produto. Eu estou com esperança que até o fim do Carnaval a gente venda ainda mais”, disse.
Segurança garantida


Quem foi brincar nos circuitos estava cercado pela alegria e um grande aparato de segurança destacado pelo Governo do Estado. Nos principais pontos de festas e áreas estratégicas, policiais militares mantinham prontidão. O planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o Carnaval, na Região Metropolitana de São Luís, mobiliza a estrutura da Polícia Militar com apoio da Polícia Civil e instituições parceiras.
A segurança foi reforçada desde o pré-carnaval com o policiamento estratégico nos pontos de festa, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, que estava junto com a tropa no circuito Madre Deus. “Iniciamos os trabalhos cedo fechando com barreiras e contamos com a atuação dos comandos de tropa para este forte esquema que foi organizado com objetivo de levar tranquilidade para todos. Pedimos que todos se divirtam com responsabilidade e com paz, que o policiamento está a postos”, enfatizou Pereira.
Serão 1500 policiais nos circuitos de folia, com monitoramento estratégico em pontos oficiais e áreas onde tradicionalmente ocorrem eventos. Para garantir a tranquilidade no período, a Secretaria de Segurança reforçou o efetivo, melhorou equipamentos e destacou novas viaturas. Entre os pontos de atuação policial está a Madre Deus, área central de São Luís, incluindo Passarela do Samba, e região litorânea.

O trabalho inclui barreiras de contenção nos pontos mais movimentados de saída e entrada; vistorias e fiscalização nos locais de festa; e monitoramento a pessoas e veículos. Serão montadas ainda torres de observação em alguns espaços considerados de grande movimento. Ações de combate ao uso abusivo de álcool e poluição sonora também integram o planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário