segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mercado do Peixe, em São Luís, passará por reforma estrutural


Um dos patrimônios públicos de São Luís, o Mercado do Peixe vai receber do Governo do Maranhão reforma estrutural e urbanização do entorno. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, em vistoria recente ao local, conversou com os feirantes, ouviu sugestões e anunciou que o ambiente será revitalizado para garantir comodidade aos visitantes, consumidores e trabalhadores.
As intervenções no Mercado do Peixe serão realizadas em duas etapas. A primeira, na área interna, contempla a troca do piso, reforma da rede hidráulica e a revisão na estrutura elétrica, serviço que faz parte das solicitações dos feirantes, pois já aconteceram problemas como curto-circuito nas tomadas. Outra solicitação está relacionada aos banheiros que funcionam de forma precária. Na parte externa, o Governo do Estado vai discutir o projeto com a participação da associação dos profissionais que atuam no mercado para a realização da urbanização do entorno para oferecer uma nova estrutura adequada, principalmente para receber visitantes e clientes.
“Nós vamos revitalizar o mercado que terá uma estrutura e uma arquitetura renovada; com isso, nós vamos melhorar o atendimento ao público e a qualidade no ambiente de trabalho dos feirantes. Essa intervenção é um sonho antigo, não apenas da comunidade que exerce atividade comercial aqui, mas de toda a cidade de São Luís e Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. Ele ressaltou que o serviço contribui, inclusive, para o turismo. “O turista que vem à Ilha tem bastante interesse e curiosidade de conhecer o mercado do peixe que é uma tradição da cidade.
Mercado Cidade Operária
O mercado do Peixe, no Centro de São Luís, não é único que receberá investimentos do Governo do Maranhão. Após inserir o Hortomercado da Cidade Operária no programa de feiras e mercados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Governo do Estado avançou mais um passo para a revitalização do mercado, com a conclusão do projeto de reforma.
Técnicos da Sagrima, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa) discutiram os últimos detalhes do projeto no final de janeiro e apresentaram aos feirantes e comerciantes do local no início de fevereiro.
Para o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, a iniciativa do Governo vai melhorar a qualidade de vida da população do bairro. “A realização desta obra é uma demanda histórica dos feirantes, e, principalmente, dos moradores da Cidade Operária. É uma grande ação que iniciará um novo ciclo na comercialização da nossa cidade”, disse.
“A intervenção do Governo do Estado acontecerá em diversos âmbitos, como infraestrutura, segurança e saúde pública. Após mais de 30 anos, os feirantes e usuários do mercado passarão a ter condições salubres para comercializar e consumir alimentos”, disse o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2017 e Dona Maria José Souza, comerciante da região, está otimista e cheia de expectativas. “Há 30 anos esperamos por essa reforma. Estou otimista. Acredito que com uma ação conjunta a gente consiga uma solução para o local”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário