sábado, 4 de fevereiro de 2017

Polícia do Maranhão manda 25 assaltantes de bancos para a cadeia em menos de uma semana



Ações de enfrentamento das polícias Civil e Militar contra ataques criminosos a instituições financeiras em municípios maranhenses, resultaram nas prisões de 8 pessoas. Eles foram presos na madrugada desta sexta-feira (03), no município de Vitória do Mearim, pelo ataque à agência bancária de Bom Jardim e planejarem outro assalto, contra a agência bancária de Igarapé do Meio. Na quinta-feira (02), no município de Viana, outros dois homens foram presos quando planejavam assaltar a agência bancária de Cururupu.
As prisões em Vitória do Mearim ocorreram após investigações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). Estão identificados os acusados Francigleydson Costa Travassos, conhecido como ”Oficina”, Romero Santos Lima, Vinícius Gabriel Coelho Silva, Paulo Vinícius Mendonça, Alessandro Moreira Sousa e Letícia Costa.
O superintendente da Seic, Thiago Bardal informou que “A Seic e os policiais da Delegacia Regional de Viana prenderam, nas primeiras horas desta sexta-feira, parte desta quadrilha especializada em explosões a caixas eletrônicos. Em posse deles, um veículo Corsa Classic, de cor cinza, um rifle calibre 44, uma pistola 0.40 e explosivos. Acusados do ataque em Bom Jardim, os criminosos estariam planejando outro atentado, desta feita contra uma agência bancária em Igarapé do Meio.
O superintendente adiantou que somente esta semana já foram presos 25 envolvidos em ataques criminosos no Maranhão. Oito deles foram presos em São Luís e Alcântara; 06 em Vitória do Mearim; 03 presos pela Polícia Militar em Bom Jardim; 02 presos em Viana e outros 06 em Imperatriz. Segundo ainda Thiago Bardal, o líder da quadrilha, identificado como Francigleydson Costa Travassos, tem antecedentes criminais, constante de 3 mandados de prisões em aberto pelas explosões das agências bancárias de São Mateus do Maranhão, Olho D’água das Cunhãs e Santa Luzia do Paruá. Após as autuações, eles foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Reconhecimento pela cúpula da segurança


Presentes na coletiva, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, o delegado Geral da Polícia Civil Lawrence Melo, o Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. Frederico Pereira, o superintendente da Seic Thiago Bardal, e o delegado da Seic, Victor Machado. O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela disse que “os bancos não estão cumprindo a função de proteger o seu patrimônio. É preciso que invistam na sua própria segurança. Os bancos estão sendo irresponsáveis com a sua própria segurança e causando danos sociais. A polícia não tem a obrigação de fazer a vigilância dos bancos, mas sim de garantir a defesa da sociedade. É preciso que os bancos assumam o seu papel no trato de seus próprios bens”, afirmou.
O delegado Geral Lawrence Melo, também presente na coletiva, ressaltou que “A Polícia Civil está realizando antecipação contra roubos a instituições bancárias. Tem produzido grandes resultados e isso decorrente da integração das forças de segurança e a inteligência policial, buscando antecipação acerca das ações criminosas. Quero parabenizar e externar agradecimentos aos policiais envolvidos nestas ações contra os criminosos que atacam agências bancárias. Estamos sendo exitosos por conta dessas prisões e nas apreensões dos armamentos de posse dessas quadrilhas”, concluiu.
O Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. Frederico Pereira relatou que “A integração é a saída para o enfrentamento dos assaltantes de bancos. Unidas, as polícias são mais fortes para atuarem contra as ações criminosas. Todos são testemunhas do trabalho que a polícia do Maranhão vem fazendo no Estado. As inteligências da Secretaria de Segurança, da Polícia Civil e da Polícia Militar vem operando com eficácia para que as quadrilhas sejam identificadas e presas. Essa conjugação de forças é um recado claro para a bandidagem, pois estamos preparados”, finalizou o comandante.

Por: Mauro Wagner – ASCOM/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário