quinta-feira, 9 de março de 2017

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa a estudantes e professores da rede estadual de ensino que as inscrições para a 13º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2017) estão abertas, até o dia 31 deste mês. As inscrições devem ser feitas online pelo endereço eletrônico http://www.obmep.org.br.
Podem participar da maior olimpíada estudantil do mundo, escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. E, pela primeira vez, a Obmep terá a participação de alunos de escolas particulares.
As provas da Obmep serão realizadas em duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será em 6 de junho, e a 2ª e última fase, em 16 de setembro. A competição vai premiar 6.500 alunos de escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. Além de 975 medalhas para estudantes da rede particular.
Maranhão na Obmep
Na última edição da Obmep, o Maranhão foi o quarto estado brasileiro com o maior número de escolas inscritas. Ao todo, 3.566 escolas das redes públicas municipais, estadual e federal, localizadas nos 217 municípios, realizaram a prova. Destas, 844 eram estaduais.
“A Obmep é um incentivo para que o estudante de a rede pública aprimore seu nível de conhecimento na matemática. Por isso, nós conclamamos os gestores escolares que escrevam suas escolas, que estimulem os nossos estudantes e professores a participarem, porque com isso, todos ganham. Após as inscrições nós vamos trabalhar para estimular nas escolas a realização de atividades extraclasse, com o uso dos materiais da olimpíada com ampla participação dos alunos e professores. Dessa forma, além de obter êxito na competição, irá melhorar, de forma significativa, o processo do ensino e da aprendizagem da matemática”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.
A Obmep

A OBMEP foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Nestes 12 anos tem contribuído de forma decisiva para a descoberta de jovens talentosos e com a melhoria do ensino da matemática no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário