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terça-feira, 7 de março de 2017

Com serviços ampliados, ‘Travessia’ comemora um ano de benefício aos maranhenses



“Gostei do cinema porque assisti ao Batman”, a declaração é de Gabriel Amorim, 9 anos, que todo feliz, e junto a outros usuários do Serviço Travessia, comemorou, nesta terça-feira (7), um ano do ‘Travessia’ e a oferta de novos serviços como o ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e ‘Travessia na Folia’. A ação, do Governo do Maranhão, desde o seu lançamento, está revolucionando a vida dos usuários permitindo-lhes o direito de ir e vir com mais dignidade.
Para comemorar a data, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) anunciaram novos serviços que beneficiam ainda mais o público do programa. O ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e ‘Travessia na Folia’ integrarão o Serviço Travessia, incluindo novas formas de atendimento às pessoas com deficiência já cadastradas, e, tudo isso, de modo completamente gratuito.
Representando o governador Flávio Dino durante a solenidade que marcou as comemorações em alusão a um ano de criação do projeto, o vice-governador Carlos Brandão destacou aos presentes a sensibilidade que o Governo do Estado nutre em relação a iniciativas com este perfil.
“Assim como o fomento a programas e plataforma a exemplo do ‘Mais IDH’, ‘Escola Digna’, ‘Bolsa Escola’ e ‘Participa MA’, o governo Flávio Dino tem prezado e se dedicado a viabilizar ações que se aproximam cada vez mais da garantia dos direitos essenciais aos maranhenses. O ‘Travessia’ tem muito disso. Traz essa identidade de fazer chegar ao maranhense o que lhe é de direito. Cultura e lazer promovem mudanças significativas na qualidade de vida de cada um dos participantes deste projeto, que só tende a crescer porque os seus resultados são inquestionáveis”, avaliou Brandão.
Além desta novidade, o ‘Travessia’ também inova o serviço de transporte gratuito porta a porta ao disponibilizar, em cada van, uma cadeira de rodas nova. A ideia surgiu após a agência identificar que algumas pessoas deixavam de utilizar o Travessia por não possuir, ao menos, uma cadeira de rodas para se locomover.
Novos serviços, mais lazer

O ‘Travessia no Cinema’, que beneficiou o menino Gabriel Amorim, passou a ser uma realidade em ações-piloto ocorridas em um cinema, na capital, nos últimos fins de semana. Para dar início aos novos serviços, cinco pessoas usuárias do Travessia e seus acompanhantes foram convidados para o sábado de lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo a escolha dos presentes – gratuitamente.
Os novos serviços têm como principal objetivo disponibilizar uma opção de lazer a esse público, por meio do ‘Travessia’, nos fins de semana, como explica o presidente da MOB, Artur Cabral. “Nós vimos uma necessidade de criar mais algumas opções de lazer para essas pessoas mais necessitadas que, por diversos motivos, até financeiros, acabavam não utilizando o nosso serviço para fazer essa opção de lazer que é um direito deles. Nós começamos a trabalhar quais seriam as possibilidades e a primeira foi o cinema. No caso desses serviços, é uma inversão da comunicação. A coordenação do Travessia convida as pessoas ao invés de esperar a marcação, e o que nós sentimos nessa primeira ação é que o Travessia não só dá qualidade de vida, ele muda a vida das pessoas. Das cinco pessoas que foram assistir o filme, quatro delas nunca tinham ido ao cinema”.
Para completar a diversão dos fins de semana, os domingos serão marcados pelo ‘Travessia na Praia’Será instalado um posto do Travessia na Praia de São Marcos com cadeiras totalmente adaptadas para banho. “Nós vimos que havia uma baixa utilização desse serviço aos domingos e nós entendemos que um dos problemas é que as cadeiras utilizadas não são adaptadas para andar na praia. Então providenciamos a compra dessas cadeiras, vamos criar um ponto específico na praia de São Marcos para que essas pessoas possam ir com seus familiares aos finais de semana”, explica Cabral.
O lazer não fica por conta somente dos dois serviços. ‘Travessia na Folia’ esteve em funcionamento na temporada carnavalesca. Quem desejou cair na folia pôde sair de casa sem preocupações, uma vez que o serviço funcionou em horário estendido a fim de garantir a brincadeira dos foliões, e, ao longo do ano, permanecerá disponível em outras festividades, como o São João.
“O programa está voltado para garantir o acesso ao trabalho, à saúde, à educação, mas garantir, também, o acesso ao lazer, porque todas essas dimensões fazem parte da vida e são essas dimensões que nos tornam mais humanos e mais felizes”, disse o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.
Um ano de Travessia

Com capacidade de atendimento para até 1000 viagens/mês, o Serviço ‘Travessia’ é executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes na Região Metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e Imperatriz (Davinópolis e Senador La Rocque). Em São Luís, o serviço ampliou seu atendimento a deficientes visuais e crianças com microcefalia. O serviço já realizou mais de 5.000 atendimentos, que resultaram em 11.026 viagens apenas na Região Metropolitana de São Luís.
De todos os trabalhos e projetos que viemos desenvolvendo, esse é o que mais nos orgulha e nos emociona. Cada vez que a gente se envolve nesse projeto, nós vemos o quanto ele é útil e necessário para uma parte significativa da população que se encontrava muito desassistida pelo Estado. O Estado agora chega aos mais necessitados”, finaliza Cabral.
Números
648 – Cadastrados em São Luís
5.796 – Atendimento durante um ano
11.026 – Viagens durante um ano
1.000 – Capacidade de viagens ao mês em São Luís

1.000 – Capacidade de viagens em Imperatriz

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