quarta-feira, 8 de março de 2017

Primeiro Centro de Educação Integral de Santa Inês já está em funcionamento



O Centro de Educação Integral ‘Educa Mais’ Poeta Antônio José, inaugurado pelo governador Flávio Dino, no último sábado (4), no município de Santa Inês, iniciou suas atividades nesta semana com uma programação de acolhida aos pais/responsáveis, equipe escolar e alunos. Com investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões, a escola foi totalmente reformada e adequada pelo governo do estado para receber os estudantes e oferecer o ensino em tempo integral, com o foco no protagonismo juvenil.
“Já sou dessa escola há mais de 15 anos e nós estamos felizes com essa nova proposta metodológica e com a reforma da escola, pois já estávamos esperando há anos e ela chegou no governo Flávio Dino. Estamos agradecidos demais por está acontecendo isso na nossa comunidade. Como a primeira escola de tempo integral de Santa Inês, estamos com uma boa expectativa de tudo dar certo, pois as ações estão acontecendo e os materiais que antes não tínhamos, agora nós temos. Nós podemos agora fazer um trabalho de qualidade”, destacou a professora Marta Norma Albuquerque Dias, Gestora Adjunta Financeira da escola.
O professor de Taekwondo, Yuri Jhonata, ressaltou que esse novo modelo de escola pública de Ensino Médio será fundamental para ampliar o esporte no ambiente escolar. “A educação integral vai possibilitar a ampliação da prática de esporte na escola e justamente porque esse modelo propõe a permanência dos alunos na arte marcial. Faremos testes para buscarmos novos atletas, tanto com notas, como pelo desempenho e comportamento, para implantarmos uma nova turma”, comemorou.
O estudante Rodrigo Marcelo Sousa Mendes falou da expectativa a respeito da educação integral. “Minha expectativa para a escola de tempo integral é que com mais tempo na escola e com ela reformada e com um ensino melhor, o rendimento do aluno melhore, a qualidade da educação melhore e, futuramente, possamos ocupar uma vaga no mercado de trabalho, porque estaremos mais capacitados”, disse.
“Vejo essa escola como uma possibilidade de melhorar o ensino do aluno, porque na escola regular são de quatro horas de estudo, mas esse novo método de ensino integral é uma novidade pra gente e para o Maranhão, pela formação integral”, concluiu Victor Hugo Torres dos Santos, presidente do grêmio estudantil da escola.
Semana de Acolhida
Além de Santa Inês, os centros Educa Mais na capital, em São José de Ribamar (1), Timon (1), São Bento (1) e Alcântara (1), também iniciaram suas atividades com ‘Semana da Acolhida’.

Durante esta semana, os estudantes maranhenses que estão ingressando na educação integral estão tendo a oportunidade de trocar experiências com 61 Jovens Protagonistas, que vivenciaram o processo da Educação Integral em Pernambuco, estado pioneiro no Nordeste nesse modelo de educação. Na acolhida, além da troca de experiência, os alunos participam de rodas de conversa, dinâmicas em grupos, falam dos seus sonhos e de suas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário