sexta-feira, 10 de março de 2017

Quatro novos policiais por dia, uma nova viatura a cada 36 horas e o governo Flávio Dino consegue reduções históricas da criminalidade



As Forças de Segurança do Maranhão seguem ganhando reforço para a continuidade da queda nos índices de criminalidade. Nesta sexta-feira (10), em solenidade realizada no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino fez a entrega de mais 100 motocicletas destinadas para a Polícia Militar. Ao todo, desde o início de 2015, o Governo do Maranhão já colocou nas ruas 523 viaturas para policiamento em todas as regiões do Estado.
As motocicletas são adequadas ao policiamento de rua e possibilitam maior agilidade e resposta às demandas da população. Os veículos garantem ainda mais rapidez na captura de suspeitos e o melhor acesso a áreas de ocorrência dos crimes. Das 100 novas motos, 72 serão destinadas aos municípios da Região Metropolitana de São Luís, e outras 28 serão distribuídas pelos Comandos de Policiamento de Área do Interior (CPAI), que abrangerão as regiões Tocantina, Baixada, Leste, Vale do Pindaré, Sul e Sertão.
O governador Flávio Dino destacou que o Governo está em movimento para a manutenção da capacidade de garantir a autoridade da lei e das forças do estado. “Por isso que nós compramos armamento o tempo inteiro, equipamento de proteção dos policiais, investimento em viaturas. São dois anos de gestão. Se nós colocarmos 790 dias com 523 viaturas, dá a cada dia e meio uma nova viatura para a polícia. Se nós colocarmos 2500 homens versus 790 dias, nós vamos encontrar praticamente 4 policiais por dia. E esse é o processo que temos em curso e que deve se consumar até o fim desse mês com a nomeação de 1.290 novos policiais”, enfatizou.


De acordo com Flávio Dino, é preciso fazer a atualização das forças policiais para dar conta do desafio crescente, que muitas vezes é alimentado por fatores externos à política de segurança. “Todas as ações cooperativas que os municípios possam fazer são e fazem parte da política de segurança pública. Se tornou um lugar comum, e faço questão de destacar, que iluminação pública é segurança pública. Faz parte de um sistema de segurança eficiente. E é competência dos municípios. Assim como a construção de espaços de lazer, de cultura, de esporte é segurança pública”, pontuou.
O governador explicou que todos os batalhões e companhias do Maranhão em todas as regiões estão recebendo, progressivamente, essas viaturas. “E desde logo quero anunciar que nós temos um processo de compra já aberto para mais 130 caminhonetes. De modo que nos próximos meses chegaremos a marca de 650 novas viaturas com essas 130 que estão em processo de compra. Esse é o caminho para que tenha mais segurança no Maranhão”, completou Flávio Dino.


A entrega de 100 novas motos faz parte do amplo programa de reestruturação da Segurança que tem como objetivo qualificar a capacidade e eficiência das polícias e se somam a incorporação de mais de mil policiais que será feita nas próximas semanas. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o Governo do Estado quebra o recorde com as novas aquisições ao ultrapassar mais de 500 viaturas em pouco mais de dois anos de gestão.


“O acréscimo de 523 viaturas arma a intervenção policial de um atendimento muito mais rápido e espalhado em toda a região. Nós sabemos na atualidade que criminosos usam muitas motocicletas para cometer crimes mais rapidamente. E a resposta do Estado será adequada com o mesmo veículo. Aonde chegar a moto do bandido, chega a moto do policial para fazer a interceptação e a prisão dos autores de crimes”, ressaltou Portela.


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, enfatizou que a motocicleta é um veículo indispensável na prevenção e diminuição dos crimes, pois ela pode fazer o cerco aos bandidos com mais agilidade e consegue penetrar em locais onde o veículo de quatro rodas não entra.

“Essas motocicletas vão acrescentar e policiar algumas áreas que estão precisando de policiamento, tendo em vista que nós estamos aí recebendo mais de mil policiais e eles irão trabalhar nessas motocicletas em áreas que hoje o policiamento com uma viatura já não atende mais em toda sua plenitude. Esses grupos de motociclistas irão se somar fazendo com que o atendimento seja feito em uma área maior de abrangência no policiamento motorizado”, ressaltou coronel Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário