Todos
sabem a enorme capacidade que o turismo tem de gerar empregos. Há Nações que
vivem primordialmente dessa atividade. O nosso Estado agora tem uma estratégia
clara de atração de turistas e temos convicção de que os resultados virão com
grande intensidade. Destacamos investimentos em infraestrutura e em promoção
turística como essenciais para mais esse passo no nosso projeto de
desenvolvimento do Maranhão.
Nosso
estado concentra em sua extensão territorial parte importante da diversidade
natural do Brasil. Da transição do Cerrado para a Amazônia até nosso belo
litoral, a diversidade de paisagens é temperada por sotaques, músicas e sabores
únicos de nossa gente. Neste cenário de naturezas e culturas diversas, dá-se a
história de um povo que luta diariamente por transformação, enquanto
preservamos nossas tradições. Esse é o cartão postal que passamos a mostrar ao
mundo com mais competência, inclusive com o lançamento de nossa nova marca de
promoção turística: “Maranhão, Terra de Encantos”. A marca contém a bela
evocação de nossos principais ativos estratégicos no turismo, a exemplo dos
Lençóis Maranhenses.
Uma
amostra de todos esses atrativos foi levada esta semana que passou à WTM Latin
America – uma das principais feiras de turismo do mundo, que se realiza em São
Paulo. Lá foi feito o lançamento da nova marca de promoção turística do
Maranhão, em um belo estande que oferecia material com informações e fotos
sobre nossos principais destinos. Ainda em São Paulo, fizemos uma ação
promocional no Mercado Municipal, em parceria com a prefeitura de São Luís, envolvendo
gastronomia, música e dança. Tem sido assim o ano inteiro: o Maranhão presente
nos principais eventos promocionais para empresas e profissionais do turismo,
com crescente destaque.
A
divulgação turística do Maranhão em todo o país soma-se ao esforço que temos
feito para garantir a qualificação dos roteiros de viagem em nosso estado.
Estamos investindo para garantir um acesso seguro aos turistas que vão visitar
as diferentes cidades do Parque Nacional dos Lençóis. A estrada de Santo Amaro
já está com mais da metade da obra concluída, passando agora pela etapa de
pavimentação de 39 quilômetros. Ainda mais avançada está a estrada em Paulino
Neves, que será pavimentada neste ano, e a ponte sobre o Rio Novo, que está
sendo substituída por uma nova. A antiga estrutura, que foi condenada, está
sendo trocada por uma nova, com 140 metros de extensão e 12 metros de largura.
Essa ponte é fundamental para a ligação entre os Lençóis e o nosso Delta do
Parnaíba, e de lá até o litoral do Ceará, de onde vem muitas turistas aos
Lençóis.
Também
está em obras a MA-312, conhecida como Estrada do Caranguejo, em Araioses. Em
Tutóia, já foram implantados 10 mil metros de rede de distribuição de água e em
maio concluiremos a primeira etapa da obra, garantindo a melhoria do abastecimento
de água para moradores e turistas. Em Barreirinhas, estamos instalando a
Companhia de Policiamento especializada em turismo, além da recuperação da
entrada da cidade.
A partir
de junho, esses trabalhos vão aumentar e atingir outras cidades, melhorando o
acesso aos nossos principais produtos turísticos, além das reformas em nossas
Casas de Cultura – que estão em andamento. Por exemplo, restauramos o Convento
das Mercês que, vítima de absurdo abandono, estava prestes a desabar. E
garantimos a reabertura da Casa de Cultura Josué Montello, no ano do seu
centenário.
Além dos
recursos do estado, contamos com investimentos privados, como a recente
inauguração do Centro Cultural da Vale, a partir da recuperação de um prédio
histórico. Um novo ponto a ser visitado pelos turistas e também por todos nós.
Menciono também o apoio que estamos dando ao PAC Cidades Históricas do Governo
Federal, no qual já investimos mais de R$ 10 milhões de recursos estaduais.
Cada um
de nossos atrativos turísticos está sendo transformado em vetores de
desenvolvimento em todo o estado. O turismo tem essa característica de garantir
possibilidades econômicas às mais diversas regiões e oportunizar negócios para
pequenos e médios empresários da cadeia do turismo – hotelaria, alimentação,
artesanato e pequenos empreendedores. Que possamos trilhar esses caminhos,
oferecendo beleza e paz aos turistas e fazendo de nosso estado um lugar melhor
para todos.
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