quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nova 1290: pluralidade e convergência

Por Robson Paz


A Nova 1290 – Rádio Timbira AM, mais longeva emissora de rádio do Maranhão, passa por profunda transformação. A reestruturação da rádio era um sonho acalentado por todos que conhecem sua história e integram a emissora.
Por mais de 20 anos, abandonada e até oficialmente extinta pela ex-governadora Roseana Sarney, em 1995, a rádio ganhou novo parque de transmissores e passou a transmitir também via satélite. Voltou a ser ouvida.
Sensível à causa da comunicação plural e democrática, o governador Flávio Dino garantiu as condições necessárias para que nesta terça-feira (2), a nova programação e comunicadores assegurem a milhares de maranhenses direitos fundamentais de acesso à informação e à liberdade de expressão.
Nunca é demais lembrar que em pleno ano de 2014, mesmo sucateada, a emissora pública cerceava a participação dos ouvintes na programação. Absurdo, corrigido imediatamente pela atual gestão.
Agora, vemos com alegria a expansão da Nova 1290, que será transmitida por dezenas de emissoras, numa parceria de conteúdo inédita na história da comunicação pública do Maranhão.
A programação que terá jornalismo, cultura, esporte, prestação de serviços e interação com os ouvintes como prioridades, conta com grandes profissionais da radiofonia maranhense, como Gilberto Lima, Edvaldo Oliveira, Batista Matos, Mônica Moreira Lima, Ivson Lima, Silvan Alves, José Raimundo Rodrigues, Renato Júnior, Edvan Fonseca, Maria Spíndola, Marden Ramalho, Ronald Pimenta, Marcus Saldanha, Ademar Danilo, Gisa Franco, Noel Soares, Laércio Júnior, Daniel Amorim, Gil Porto, Rony Moreira, entre outros. Alia juventude e experiência.
O conteúdo jornalístico contemplará todas as regiões e municípios. As emissoras parceiras produzirão reportagens com informações regionais de interesse público. É o Maranhão falando com o Maranhão. A pluralidade de vozes tão necessária para a efetiva democratização da mídia.
É inegável que a comunicação vive um vigoroso ciclo de convergência das mídias. A internet cresce com incrível velocidade. Por isso mesmo, a Rádio de todos nós lança também novo site. Mais dinâmica, intuitiva e amigável, a página da Nova 1290 na rede mundial de computadores terá informações multimídia com instantaneidade. Notícia em áudio, vídeo, texto, fotos.
O rádio caracteriza-se por sua capacidade de ser instantâneo e se adaptar às inovações. Assim, nada melhor que potencializar a presença da Nova 1290 às ferramentas da internet como redes sociais.
Atualmente, a Timbira pode ser acessada no endereço eletrônico www.radiotimbira.ma.gov.br e pelos aplicativos TuneIn e Radiosnet, além do aplicativo próprio na play store. Tem ainda os perfis nas redes sociais com atualização permanente e maior interação com os ouvintes/internautas. Transmissões ao vivo, vídeos de reportagens e entrevistas. Tudo para aproximar cada vez mais a população da emissora e ampliar o processo dialógico.
A ênfase na Nova 1290 resulta da necessidade em apresentar ao público mais jovem o prefixo da emissora e como sintonizá-la no dial. Sublinha também a mudança porque passa a emissora, ágora da comunicação pública maranhense e brasileira.

Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário