sábado, 24 de junho de 2017

Cuidadores da rede municipal de ensino de São Luís recebem formação continuada



A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da unidade básica U.E.B. Luís Viana, Alemanha, formação para 72 cuidadores que acompanham crianças no ambiente escolar da rede municipal de ensino.
O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destaca que alguns processos fundamentais para o desenvolvimento integral de todo ser humano ocorrem durante a infância. "É nesta fase que os pequenos estão desenvolvendo a capacidade de aprendizado, inserção social e afetiva. A formação faz com que consigamos qualificar ainda mais os cuidadores que temos na rede municipal. Essa instrução é muito significativa, não só no sentido de fazer com que a inclusão ocorra de forma mais tranquila", disse o titular da Semed.
A palestra foi ministrada pelas técnicas pedagógicas Darly Machado e Camila Ribeiro, que falaram sobre os "Vínculos Afetivos e Desenvolvimento Infantil". "A psicanálise vê a construção dos vínculos com fundamental importância no desenvolvimento humano. Se todo indivíduo que nasce está predisposto a aprender, as pessoas com as quais convive certamente participam desse processo. Os pais ou cuidadores e professores são vistos nesse contexto como elementos fundamentais que podem oferecer o afeto, criar e fortalecer esses vínculos e ensinar amorosamente para os enfrentamentos da vida", destacou Darly Machado.
FORMAÇÃO
Lucilene Cardoso Frazão, cuidadora na U.E.B. Maria José Aragão, no bairro São Raimundo, parabenizou a iniciativa e disse que gosta de exercer o trabalho de cuidadora. "Vamos completar um ano de formação e eu só tenho a agradecer o aprendizado proporcionado. Temos muitas crianças com deficiências peculiares que exigem muita atenção e responsabilidade. A capacitação tem nos preparados para exercer cada vez melhor nossa função", comentou a cuidadora.

Para Érika Josetânia Ferreira Mendes, 24 anos, cuidadora na U.E.B. Alberico Silva (CIEP), Alemanha, a formação possibilita mais experiência com troca de informação e aprendizagem. "O aprendizado para mim está sendo muito proveitoso. Sempre temos o que aprender mais e mais. Eu cuido da criança como se estivesse cuidando de alguém da minha família. A escola e os pais são também nossa fonte de inspiração", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário