sexta-feira, 2 de junho de 2017

Flávio Dino inaugura 1º BPM na área Itaqui-Bacanga e aumenta eficiência da polícia


Governador entregou nesta quinta (1º) o 1º Batalhão de Polícia Militar na área 
Itaqui-Bacanga. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O governador Flávio Dino inaugurou, na tarde desta quinta-feira (1º), a nova sede do 1º Batalhão de Polícia Militar, na área Itaqui-Bacanga. Localizada na Avenida dos Portugueses, próximo à praça do Bacanga, o nova unidade reforçará a presença o efetivo da Segurança Pública e atenderá uma grande demanda da região, que tem alto índice populacional e abriga a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante a solenidade de entrega, o governador Flavio Dino reforçou a importância da entrega. “Nós estamos corrigindo um erro gerencial que havia. Infelizmente a sede do batalhão estava numa região distante do que efetivamente ele atua, é uma distorção incompreensível e estamos corrigindo para que a polícia tenha maior eficiência e presença. Nós estamos conjugando medidas de ampliação da polícia, mais policiais, mais viaturas, mais armamentos, com medidas também de reorganização como esta que nós estamos aqui fazendo, para que nós possamos aliar ganhos de quantidade e ganhos de qualidade, e, com isso, nós possamos alcançar índices cada vez melhores de segurança pública”, pontuou o governador.


O 1º Batalhão estava instalado, desde 1969, no Outeiro da Cruz, mesmo sendo responsável pela área onde agora está sediado. Segundo o secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, isto representava um desastre histórico do ponto de vista da prestação de serviço imediato de segurança, agora corrigido. “Uma distorção de décadas. E é mais uma ato administrativo da gestão de fortalecimento do sistema. Aqui será palco de execução, planejamento e de intervenção imediata da polícia militar, tanto para cidade universitária, quanto para todos os bairros da área sul da cidade”, explicou o secretário de segurança.


O prédio conta com setores administrativos, Arquivo, Auditório, Alojamento, Banheiros feminino e masculino, Cozinha e Pátio externo. E a estrutura representa um sonho antigo da corporação e da comunidade, segundo o comandante geral da PMMA, coronel Pereira, e o impacto será rapidamente sentido. “O atendimento ao cidadão, a prevenção e a proximidade com a comunidade Itaqui-Bacanga aumentarão, o número de viaturas e polícias circulando aqui na áreas aumentarão, porque, obviamente, estão mais próximo. Então, é um ganho geral”, destacou o comandante.


Em breve uma grande parceria com Vale, seis unidade de segurança da polícia civil e militar serão instaladas na região e reforçarão ainda mais a segurança para a população dos bairros e para os universitários. A professora Jamile Lobato dá aula de História e Arte numa escola na Vila Embratel e conhece de perto a necessidade de reforço da segurança. Agora, ela já comemora os avanços que chegam no local. “Eu acho de suma importância, porque a gente vê que o Governo do Estado está inteirado com o que comunidade precisa, prevenindo violências, assaltos e outras coisas”, defendeu a professora.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração a reitora da UFMA, Nair Portela, o Delegado-Geral da Policia Civil do Estado do Maranhão , Lawrence Melo, o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, vereadores Eidimar Gomes e Raimundo Penha, estudantes e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário