terça-feira, 27 de junho de 2017

Jefferson Portela participa de solenidade de formação de guardas municipais



O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou na noite desta sexta-feira (23), na ACADEPOL, do encerramento de duas turmas do Curso de Recapacitação Profissional dos Guardas Municipais. Aproximadamente 105 Guardas estão requalificados para a segurança nos municípios.
A solenidade do Curso de Recapacitação Profissional dos Guardas Municipais aconteceu nas instalações da Academia de Polícia Civil, localizada nas proximidades do Bairro São Raimundo, com concludentes dos municípios de Chapadinha; Centro Novo; Colinas; Lago da Pedra; Nina Rodrigues e São José de Ribamar. O curso é fruto de convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública com as prefeituras dos municípios citados. Os guardas municipais receberam também instruções para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, afirmou na solenidade que “Recebemos com grande alegria os senhores pela representação do curso. É uma demonstração de quebra de paradigma pela integração entre o Estado com o Município, visando uma segurança maior. É preciso que se tenha uma quebra de paradigma entre as forças de segurança. Desta mesma forma, falei no 66ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (20), e na quarta-feira (21). Pontuei em relação ao nivelamento do Plano Nacional de Segurança Pública, na quebra de paradigma. O mesmo que está acontecendo hoje aqui, nesta Academia de Polícia Civil, uma integração entre o governo do estado e os municípios maranhenses, pela recapacitação dos guardas municipais”
Recapacitação da Guarda Civil Municipal nos municípios maranhenses
As atividades do presente curso iniciaram-se na data do dia 05 de junho com finalização para o dia 23, envolvem diversas turmas. Em São José de Ribamar, foram formados 55 guardas municipais, mas com a previsão de serem formadas outras 06 turmas, sendo que a última, com data de encerramento, para outubro de 2017. O curso de recapacitação profissional é presencial, com carga horária de 102 horas/aula. Nos municípios de Chapadinha; Centro Novo; Colinas; Lago da Pedra e Nina Rodrigues, formaram-se, 50 guardas, todos recapacitados pela ACADEPOL.
De acordo com as diretrizes da parceria entre o Governo do Estado, a SSP, e os municípios integrados, o curso de recapacitação profissional tem o objetivo de discutir e analisar a função e atribuição da Guarda Civil Municipal; sobretudo em razão de que estas tiveram ampliadas suas funções, de acordo com o previsto no art.144 da Constituição Federal. Até então limitadas a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É preciso conhecer as técnicas e procedimentos operacionais, analisar as atitudes éticas e legais, compatíveis com a de um representante do poder público, imbuído de promover os direitos e deveres humanos. Observando também em desenvolver nos participantes, conhecimentos e habilidades; sensibilizando-os para a melhoria no atendimento interno e externo, destacando o papel do servidor como agente transformador das relações entre o público e as instituições públicas.
Mauro Wagner
Ascom-SSP
Foto: Nilson Figueiredo

Com edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário