sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prefeitura realiza pré-conferência municipal de Saúde nos distritos Centro e Bequimão



Para que a Conferência Municipal de Saúde contemple as principais questões relacionadas à promoção e execução das políticas públicas dessa área, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando as pré-conferências distritais. Nesta quinta-feira (1°), foram reunidos os distritos do Centro e Bequimão para a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gestores, trabalhadores da saúde, conselheiros comunitários e usuários das unidades fizeram uma avaliação da estrutura da assistência oferecida pela rede municipal de saúde e apresentaram propostas de melhorias para o SUS.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, acompanhou os trabalhos destacando a importância do controle social para o fortalecimento da política municipal de saúde. "A principal característica da pré-conferência é ser um espaço de debates que reúne governo e sociedade civil organizada para planejar e decidir as prioridades. A partir do que é apresentado o gestor tem parâmetros para articular as ações que vão beneficiar a saúde de nossa cidade", afirmou.
Na ocasião o público pode conhecer os investimentos que o governo municipal tem feito para atender à crescente demanda com serviços de qualidade, destacando-se a reforma do hospital Djalma Marques (Socorrão I) que ampliou a oferta de leitos na UTI e os convênios com outras unidades hospitalares, que permitem a realização de procedimentos e reduzem as filas, a exemplo das cirurgias ortopédicas.
CONFERÊNCIA
A preparação para a Conferência Municipal marcada para o dia 19 de junho, abrange todos os distritos e tem a política municipal de saúde como referência dos debates, considerando as peculiaridades e a representação de todas as localidades. Para este ano, o tema da Conferência é "Por democracia na saúde: direito do povo, dever do Estado", que está sendo avaliado a partir do diagnóstico da saúde no município.
A Conferência Municipal é um evento que acontece a cada dois anos, e nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que representam o poder público e a sociedade civil na elaboração das propostas para o Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário