O país enfrenta uma das maiores crises econômicas de
sua história por uma disputa política sem fim no cenário nacional. Neste
momento, torna-se um grande desafio construir alternativas econômicas em nosso
estado, que gerem ganho de renda para as pessoas. O turismo é universalmente
lembrado como uma alavanca de desenvolvimento local em momentos de crise
nacional como esta. Essa foi a aposta que fizemos ao organizar o São João de
Todos 2017, que encantou a tantos maranhenses e turistas neste junho. Fico feliz
que tenhamos obtido resultados concretos com a geração de milhares de postos de
trabalho e a movimentação de R$ 20 milhões nos arraiais da capital, e valor no
mínimo o dobro nos demais municípios, totalizando pelo menos R$ 60 milhões que
giraram nas cidades por conta dos arraiais.
Os festejos juninos estão entre os traços
identitários do povo do Maranhão, que nos diferenciam em relação a outros
estados. Muitos maranhenses passam o ano todo esperando junho. Pessoas que
preparam com esmero sua roupa de brincante, seu chapéu, sua matraca, seu boi.
Quando esse colorido vem às ruas, com seus diferentes ritmos e sotaques,
respira-se no ar essa sensação do que é morar no Maranhão.
Transformar essa paixão em oportunidades de negócio
para milhares de pessoas é um dos desafios a que me dispus à frente do Governo.
Fizemos um investimento de R$ 18 milhões na realização dos arraiais em 80
cidades, via investimento direto, emendas parlamentares ou por meio de lei de
incentivo.
Outra aposta importante que fizemos foi o da promoção
turística do nosso São João em outros estados. Com uma nova marca promocional –
“Maranhão, Terra de Encantos” – fizemos uma campanha para atração de turistas
com chamadas em sites e revistas de alcance nacional. Também instalamos
outdoors em cidades-pólo de emissão de turistas para o Maranhão, como Belém,
Teresina e Palmas. Bem como colocamos peças de divulgação no principal
aeroporto com conexão direta para nosso estado, o de Brasília.
O resultado desse trabalho pode ser visto em
números. Segundo dados da ABIH, a ocupação hoteleira de São Luís ficou em
62,36% durante o mês de junho. Foi o melhor resultado dos últimos 6 anos,
ultrapassando inclusive outros momentos de bonança econômica. E muito mais
ainda há por vir, pois dados iniciais de reservas hoteleiras para o mês de
julho em São Luís, Carolina e Barreirinhas mostram que teremos um dos melhores
verões do turismo maranhense em anos.
São resultados que me alegram não só pelas
oportunidades que geram, colaborando com nossa economia nesse momento de crise.
Mas também por estimular a reafirmação, ano após ano, da identidade cultural de
nosso estado, essa amálgama que nos faz felizes em junho. Esse São João nos
deixou muitas saudades e reforçou o respeito pelos grupos culturais do nosso
Estado.
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