domingo, 13 de agosto de 2017

Artigo de Flávio Dino: Pais



Dentre todos os homens da época, Deus escolheu José como pai terreno de Cristo. Um homem sábio, que soube acolher e cuidar tanto de Maria quanto do Jesus menino, que cresceu em meio a seus instrumentos de ofício na marcenaria. É um exemplo que a Bíblia nos deixou sobre a atenção que os pais devem ter com os filhos, na construção de um futuro melhor.
Ser pai é uma missão divina, que deve ser exercida todos os dias, o tempo inteiro. Não importa se o filho já é adulto e mora longe, se é criança ou adolescente. Não importa nem se uma tragédia tenha levado, precocemente, o filho de volta ao Pai.  Somos pais sempre e para sempre.
Penso que cabe a quem governa não se perder no cipoal de burocracia, normas e contas. É preciso lembrar que cada decisão de Governo tem repercussões na vida de seres humanos, que são a parte mais importante da “contabilidade pública”. Por isso, a cada programa que criamos, sempre fico feliz quando posso olhar nos olhos dos destinatários das ações governamentais, pois aprendo sempre com tal atitude. Foi assim na última sexta-feira, quando tive a alegria de inaugurar a reforma da escola João Mohana, entre outras, e abraçar aqueles pais e mães tão especiais. Pais e mães que amam seus filhos incondicionalmente e com uma dedicação exemplar.
Penso que, em meio a tão graves dificuldades no Brasil, não podemos perder tempo e energia com mesquinharias ou atitudes destrutivas, de quem vive de reclamar e colocar defeito em tudo. Grande ensinamento daqueles pais e mães da escola João Mohana e de muitas outras escolas que temos inaugurado.
Com esse olhar humanista que marca nosso Governo, agimos sempre para fazer o máximo, para retribuir as pessoas pelo carinho e pelos ensinamentos. Um programa vitorioso como o Escola Digna evidentemente tem como foco as crianças e jovens, mas também seus pais. Quando inauguramos um restaurante popular, ampliados enormemente na nossa gestão, imaginamos a tranquilidade dos pais aos saberem que seus filhos têm o alimento do dia garantido. E o mesmo raciocínio vale para dezenas de outros Programas inovadores que mantemos. Nesse conjunto, faço menção especial à preocupação com a questão do trabalho.
Aqui no Maranhão estamos fazendo a nossa parte. Nosso estado teve o terceiro mês consecutivo com aumento no número de empregos formais, com saldo de 1.567 novas vagas. Foi o melhor resultado do Nordeste na criação de empregos e um dos maiores do país. Devemos esse resultado à coragem de continuar a fazer investimentos em programas como o Mais Asfalto, Mutirão Rua Digna, Mais Empresas e Mais Empregos, além de realizar concursos públicos, em uma época em que todos têm evitado novas despesas por conta da recessão nacional.
Vamos continuar esse caminho. Os obstáculos são gigantescos, basta ligar a TV e ver notícias de outros Estados para constatar isso. Mas não podemos perder a fé, o entusiasmo, a esperança. Refiro-me novamente aos pais e mães da Escola João Mohana. Em vez de ficarem reclamando de pequenos problemas, que sempre existirão, estavam com seus filhos, fazendo uma linda festa. Bela lição de vida, que muito agradeço, como pai, cidadão e governador.

Desejo que todos os pais tenham um dia abençoado e cheio de amor. Meu abraço especial aos pais que sentirão com tanta força a saudade, a presença da ausência, mas que continuam a amar. Sempre e para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário