sábado, 12 de agosto de 2017

Flávio Dino lança Mais Estágio para oportunizar experiência profissional e remunerada a estudantes



Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de todo o Maranhão terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com o programa Mais Estágio, lançado na tarde desta sexta-feira (11), pelo governador Flávio Dino, em solenidade realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande. O programa oferece 500 vagas de estágio não obrigatório em empresas públicas, privadas e órgãos estaduais.
O Mais Estágio foi instituído pelo governador Flávio Dino via decreto, em março de 2017, para regularizar a oferta de estágio para alunos de ensino médio no Maranhão, que desde 2010 havia sido descontinuada pela justiça. O contrato de estágio tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Nada impede as empresas de efetivarem os estagiários após esse período.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino pontuou a importância do estágio para o amadurecimento pessoal e profissional e destacou que essa ação faz parte de um conjunto de ações de melhoria da educação no Maranhão. “E uma das iniciativas complementares a esse programa Escola Digna de melhoria da educação e dos espaços escolares é possibilitar outras atividades. Nós temos programas, por exemplo, de turismo cultural, social e escolares”, enfatizou.

De acordo com ele, o Mais Estágio é um programa de formação profissional e de geração de renda para os estudantes, para que eles possam se manter nas escolas, diminuir a evasão escolar e ter, também, experiência para o futuro. “Então nós temos a visão do espaço escolar e de atividades complementares que ajudam cada vez mais os nosso alunos, alunas, estudantes a serem mais preparados para a vida e para o mundo do trabalho”, completou Flávio Dino.
Já há vagas previstas em 25 municípios maranhenses e a meta é promover o programa em todo o estado. A mediação entre os estagiários e as empresas filiadas ao Mais Estágio é feita pelo instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), parceiros do Governo na promoção do programa, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
Para o secretário da Seduc, Felipe Camarão, há sete anos os estudantes do ensino médio da rede pública estadual não tinham essa oportunidade, pois o programa estava parado e o Maranhão era o único estado da federação em que os estudantes do ensino médio da rede pública não podiam estagiar. “E no passado o estágio era desvirtuado e feito de emprego. Muitas vezes com os estudantes tendo desvio de função”, explicou.

Segundo o secretário, o governador Flávio Dino, então, editou o decreto e estabeleceu uma política de Estado, e não mais uma política de Governo. E em uma “franca conversa com Ministério Público do Trabalho nós restabelecemos o programa no Maranhão. Nós mudamos e inserimos no plano político-pedagógico das nossas escolas um estágio curricular e extra-curricular também para os estudantes e agora eles tem essa oportunidade”. Ainda conforme Camarão, o Mais Estágio não é um programa voltado apenas para a capital. “Já temos um comprometimento dos agentes de integração, de que essa meta será superada até o final do ano, e temos a grande expectativa de certamente atingirmos mais de mil vagas até o início de 2018”, afirmou o secretário.
Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, o “programa Mais Estágio oportuniza aos estudantes novos horizontes, garantindo novas possibilidades no ensino e na profissionalização. Ele consegue demarcar nesse 11 de agosto, Dia do Estudante, uma grande pauta que representa grandes oportunidades para a juventude maranhense”, destacou.
Orgulho e emoção
Vitória Pires foi a primeira contratada no programa Mais Estágio, e atualmente está atuando no Banco do Brasil. A experiência tem sido tão boa que ela já pensa em voos mais altos. “O meu orientador me disse que também começou como estagiário.  E depois que ele terminou esse período ele passou em primeiro lugar no Banco e ficou. Então a minha ideia é seguir o exemplo dele”, contou.
A mãe de Vitória, Josélia dos Santos, era só orgulho e emoção com a conquista da filha. Convidada a subir ao palco pelo governador Flávio Dino, ela foi às lágrimas ao receber os parabéns pela conquista da filha. “Ela é muito esforçada em tudo que ela faz. Para mim é gratificante ver ela conseguindo as coisas. Porque na minha época não tinha tanta oportunidade. E agora ela está tendo essa oportunidade”, disse emocionada.
Como participar

Para participar, basta ser aluno regular de ensino médio em escolas da rede pública e particular do estado. Estudantes de escola pública, no entanto, têm preferência no preenchimento das vagas. Podem participar do programa estudantes a partir de 16 de anos. As vagas de estágio têm regime de trabalho de quatro a seis horas por dia, de segunda a sexta-feira. A média de remuneração mensal é de um salário mínimo, mas algumas empresas chegam a pagar até R$ 1.500. Para mais informações acesse o site:www.educacao.ma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário