O
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil formalizou nesta
quarta-feira, 23, em Brasília, a prorrogação antecipada dos contratos de
arrendamento do Tequimar (Terminal Químico de Aratu) no Porto do Itaqui por
mais 25 anos, até 2049. O documento prevê investimento de R$ 168 milhões,
aumentando a capacidade em 48 mil metros cúbicos, que somados à capacidade de
55,2 mil m³ já existentes, totalizarão 103,2 mil m³ de granéis líquidos. Além
disso, durante a solenidade, a empresa anunciou a decisão de investir mais R$ 170
milhões adicionando mais 50 mil m³ em capacidade.
O
presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago,
participou da sessão no gabinete do ministro dos Transportes, Portos e Aviação
Civil, Maurício Quintella Lessa, ao lado dos representantes da Ultracargo,
operadora do terminal, Ricardo Catran, diretor superintendente, e Helano
Pereira Gomes, diretor de Negócios. Também participaram da sessão o secretário
Nacional de Portos, Luiz Otávio Oliveira Campos; o secretário de Fomento e
Parcerias, Dino Antunes; o diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski; e o
assessor do Ministério, Leandro Vargas.
“Estamos
assinando o documento dentro do cronograma estabelecido e isso demonstra que a
política de desburocratização do ministério e o Programa de Parcerias e
Investimentos estão dando certo. Esse projeto vai gerar diretamente, fora os
investimentos todos, mais de 400 empregos diretos só na obra, fora os que serão
gerados depois, na operação, e nossa expectativa é levar essa experiência para
os demais portos brasileiros”, afirmou o ministro. A previsão é de que outros
1.200 empregos indiretos sejam gerados por este projeto.
O
ministro Mauricio Quintela Lessa lembrou que toda essa demanda nova por
combustíveis, não só nos portos do Norte, mas em todos os portos brasileiros,
deve-se principalmente ao crescimento do agronegócio no Brasil. “Cresce o
agronegócio, e, consequentemente, há uma busca maior por insumos, para fazer
girar a cadeia logística”, disse.
De acordo
com o presidente da EMAP a assinatura desse contrato é um marco importante de
um projeto que vem sendo acompanhado há mais de dois anos, em sua tramitação em
Brasília. “É um novo investimento em tancagem que amplia a capacidade de
movimentação de derivados de petróleo no Itaqui, uma carga importante que é
responsável por grande parte do ICMS arrecadado pelo Maranhão. Essa ampliação
vem atender a uma demanda crescente da região.”, afirmou Ted Lago.
“Para a
Ultracargo é um orgulho trabalhar nesta importante expansão, o que reforça o
nosso compromisso com o desenvolvimento da região. O Porto do Itaqui se
consolida como um hub de movimentação de granéis líquidos, não só para a sua
área de influência, mas para todo o Brasil. Nessa nova fase, sua importância
será ainda mais proeminente. Renovar nossa presença no Itaqui por mais 25 anos
é fundamental para nosso objetivo de conectar o Brasil com o mundo e nossos
clientes com seus mercados”, afirma Helano Pereira Gomes, diretor de Negócios
da Ultracargo.
A
previsão é de que as obras de ampliação sejam iniciadas agora em setembro e a
entrada em operação deve se dar dentro de 24 meses. O investimento do Tequimar
integra o Plano de Investimentos da EMAP até 2018, anunciado pelo governador
Flávio Dino em 2016, que abrange recursos públicos e privados em um total de R$
1,3 bilhões. Desses, R$ 255,55 milhões são de recursos próprios, R$ 4,126
milhões em recursos federais e R$ 1,093 bilhões da iniciativa privada.
O novo
projeto
Com base
em estudos sobre a demanda atual da região do MATOPIBA, onde o consumo de
combustíveis é maior do que a capacidade de armazenagem instalada nos terminais
do Porto do Itaqui, a proposição do Tequimar para unificação de contratos prevê
a injeção de novos investimentos com o objetivo de alavancar sua capacidade
operacional e ampliar a infraestrutura portuária. O projeto também prevê
aumento da eficiência operacional do setor, com possíveis reflexos numa maior
modicidade nos preços praticados junto aos usuários.
O Tequimar possui três contratos de arrendamento com a EMAP, destinados à
instalação de um Terminal de Armazenamento de Granéis Líquidos, assinados
respectivamente em 1999, 2001 e 2011, que totalizam uma área de 52,4 mil metros
quadrados no Porto do Itaqui. São dois diques, um com seis tanques (de 6.800
m³) e outro com 10 tanques (de 420 m³ a 2.600 m³) e ainda um tanque de 4.500 m³
que armazena água para combate a incêndio.
A
expansão da capacidade do terminal de granéis líquidos será realizada em duas
fases. A primeira prevê a construção de tancagem adicional para combustíveis,
aumentando em, no mínimo, 30 mil metros cúbicos a capacidade atual, que estará
concluída em 2020. Na segunda fase será ampliada a capacidade estática em, no
mínimo, 18 mil metros cúbicos. Também estão previstos investimentos em
plataformas rodoviárias, oficina de manutenção, extensão das linhas do Berço
106 para o 108, novas linhas de píeres e substituição das existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário