terça-feira, 22 de agosto de 2017

Mais de 7 mil atendimentos são realizados na primeira edição do Mutirão Mais Saúde na Vila Embratel



A primeira edição do Mutirão Mais Saúde na Região Metropolitana, realizada pelo Governo do Estado no Centro de Ensino Dayse Galvão, na Vila Embratel, efetuou 7.062 atendimentos à população da região em dois dias da ação. Serviços essenciais de saúde, como exames laboratoriais, consultas médias, testes rápidos, vacinação e orientações na área de saúde foram ofertados com a parceria da Prefeitura de São Luís.
O atendimento na área da atenção primária atua de forma preventiva. No último domingo (20), o governador Flávio Dino acompanhou a execução do primeiro Mutirão Mais Saúde na Região Metropolitana.
“Foi um grande sucesso porque aqui nós fizemos a dimensão mais importante da política pública da saúde que é a prevenção, cuidando antes das pessoas terem doenças graves. Foram 7 mil atendimentos realizados em uma estrutura de qualidade, com centenas de profissionais envolvidos, um grande envolvimento também da comunidade e nós, como esse número revela, vamos prosseguir, pois é uma necessidade de diversos bairros da capital”, disse o governador Flávio Dino.
O objetivo do Mutirão Mais Saúde é a otimização das políticas de assistência e atenção à saúde, considerando a demanda reprimida na Região Metropolitana. E a ação continua em setembro. “Nos dias 2 e 3 de setembro já temos marcada a segunda edição do Mais Saúde, que será também na região Itaqui-Bacanga, onde estaremos levando novamente esses serviços e esperamos aumentar ainda mais essa faixa de atendimentos, beneficiando ainda mais pessoas com serviços básicos de saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
No sábado (19) e domingo (20), a comunidade teve acesso a consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e oftalmologista, atualizaram a carteira vacinal, fizeram avaliação da saúde bucal, além de realizar testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.


Na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, foram realizados exames preventivos do câncer do colo do útero, papanicolau. Os pacientes com indicação de tratamento medicamentoso receberam as medicações na hora por meio da Assistência Farmacêutica.
Os que necessitam de acompanhamento especializado foram encaminhados para unidades de saúde da rede estadual. Quem fez exames laboratoriais, poderá receber o resultado, esta semana, na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, que permanecerá até o próximo sábado (26) no bairro.


Para Marcelina Lindoso, liderança comunitária que acompanhou a ação do Mais Saúde, a comunidade está agradecida e satisfeita com os serviços prestados. “Tudo que vier de benefício, principalmente na saúde, a população fica satisfeita”, comentou.
A dona de casa Marenilde Gomes, de 42 anos, aproveitou os dois dias de Mutirão. No primeiro, levou os filhos para consultar com pediatra e dermatologista, e, também, consultou com clínico geral. No segundo dia, fez os exames solicitados pelos médicos. “Esse mutirão é muito importante para nós porque saúde vem em primeiro lugar, e, aqui, a gente faz algo que nem sempre temos acesso que é a prevenção. Se a gente prevenir, ninguém adoece. Por isso, acho que o projeto é maravilhoso, porque muita gente tá sendo beneficiada com esse tanto de serviço que trouxeram aqui para nós”.

Além de atendimentos em saúde, no Mutirão, foi disponibilizado a retirada do cartão do SUS. Seu Bernardino Cardoso, de 55 anos, que está com a saúde em dia, não precisou de nenhum atendimento médico, mas aproveitou para tirar a segunda via do Cartão do SUS. “O carro passou lá na rua de casa informando os serviços e eu aproveitei. O atendimento foi muito bom e rápido e fiquei satisfeito. Tá todo mundo comentando mesmo que o mutirão está muito bom”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário