segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Hospitais regionais construídos no governo Flávio Dino atendem 140 cidades do Maranhão



Os seis hospitais macrorregionais entregues pelo Governo do Maranhão desde 2015 atende a população de cerca de 140 cidades no Estado. Pela primeira vez, o Maranhão tem uma rede capaz de fazer atendimentos complexos, que antes só podiam ser feitos em São Luís ou em outros Estados.
Já foram feitos milhões de atendimentos por esses hospitais, que reúnem mais de 500 leitos e médicos especializados em diversas áreas.
Para a população, os novos hospitais representam mais do que saúde. Significam também economia de tempo e dinheiro, já que evitam viagens para cidades muito longe.
“Temos hospitais de alta complexidade em lugares do nosso estado que nunca tiveram serviços de saúde de qualidade”, diz o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.
O mais recente hospital entregue pelo governador Flávio foi o Regional de Balsas. Antes, foram inaugurados o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; o Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, em Bacabal; o Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz; e o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.
Mais especialidades
Além dos hospitais regionais, o Maranhão também tem recebidos unidades inéditas e especializadas na Grande São Luís. Um dos principais exemplos é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, inaugurado em outubro no Turu, bairro da capital.
São mais de 300 profissionais que têm à disposição equipamentos de alta tecnologia para fazer cirurgias de alta complexidade. A capacidade do hospital é de fazer 400 operações por mês, cinco vezes mais do que a anterior.
O HTO já está fazendo procedimentos difíceis como alongamento ósseo e implante de próteses articulares.
Atenção às crianças
Outro exemplo é o Ninar, como é conhecido o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças. É um serviço único em todo o país, voltado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento.
A rede de atendimento especializada também passou a contar com a Casa de Apoio Ninar, que funciona na antiga Casa de Veraneio, devolvendo à população um importante prédio público que era usado para festas para poucos antes de 2015.
UTI materna
Um marco importante também foi a UTI Materna do Hospital e Maternidade de Alta de Complexidade do Maranhão (antiga Marly Sarney). É a primeira do Estado voltada especificamente para o cuidado com as mães. Além disso, tem um sistema de monitoramento da situação clínica de cada paciente via celular, algo inédito na rede pública do Maranhão.
O que está por vir
Outros grandes hospitais estão sendo feitos ou vão ser feitos no Maranhão.  Nas próximas semanas, deve ser entregue o Centro Odontológico de Crianças e Adultos (Sorrir). A unidade vai preencher um vazio com o atendimento especializado e atuar como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal.
Outra obra em andamento é o Hospital do Servidor, com 128 leitos para crianças e adultos, com investimentos de mais de R$ 55 milhões do Governo do Maranhão.
As obras no Hospital da Criança também recebem cerca de R$ 10 milhões em recursos estaduais. A reforma da unidade é feita em parceria com a prefeitura de São Luís.

O governador Flávio Dino anunciou recentemente o Hospital da Ilha – ou o Socorrão da Ilha –, uma grande unidade de urgência e emergência para a região metropolitana.

Um comentário:

  1. Que bom! Os hospitais estão funcionando. Só que faltou com a verdade em não dizer quem realmente construiu os hospitais. Toda essa estrutura acima citada foi projetada e executada de acordo com o programa SAÚDE É VIDA, no governo Roseana Sarney, na gestão do Secretário Ricardo Murad. Você pode dizer o que quiser de Ricardo Murad, tá no seu direito, mas você não pode tirar o mérito do Ricardo Murad que foi de ter idealizado e colocado em prática esse programa. O mérito do Flávio Dino foi dar continuidade ao programa que tanto ele criticava quando era candidato.O programa de saúde do governo Flávio Dino é, e ainda bem que é, o programa de saúde do Ricardo Murad.

    ResponderExcluir