segunda-feira, 30 de abril de 2018

Com centenas de unidades inauguradas, Escola Digna muda realidade educacional do Maranhão




Mais de 700 escolas da rede pública foram reformadas, reconstruídas ou totalmente construídas pelo Governo do Estado, a partir das ações do Escola Digna. Implantado desde o primeiro ano da gestão Flávio Dino, o programa substitui escolas que eram de barro e taipa cobertas de palha, por prédios de tijolos e telhas. Além das obras estruturais, o Escola Digna contempla as unidades com móveis, equipamentos, climatização, fardamento, livros e outros itens que tornam possível o aprendizado a milhares de crianças e adolescentes maranhenses.
Todo o Maranhão é beneficiado com o Escola Digna, sendo priorizados os 30 municípios incluídos no plano Mais IDH – aqueles que possuem historicamente o menor Índice de Desenvolvimento Humano – e os de maior demanda, segundo levantamentos realizados pela gestão, junto às prefeituras. O diferencial do programa é a transformação promovida nas unidades escolares, tornando-as mais dignas ao ensino.
A grande maioria das escolas melhoradas pelo programa possuíam paredes de barro com risco de desabamento; muitos buracos devido às chuvas, tempo e a própria condição precária do material; teto com a cobertura de palha e cheio de falhas que incomodavam no sol ou na chuva; e sem banheiros, refeitório e outras dependências indispensáveis. Os móveis – cadeiras, mesas, quadros – em algumas nem existiam e o mínimo de conforto aos alunos era feito no improviso.
Os esforços de professores e alunos para poderem estudar ou ensinar era grande e o caminho era tortuoso e difícil em muitas destas unidades, pontua o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão. “O que o Escola Digna fez e vem fazendo é dar a estas crianças e jovens o direito básico à educação. E dar uma educação com qualidade, com as condições adequadas e realmente digna”, reforça. O programa alcança escolas em áreas rurais e urbanas, comunidades quilombolas e indígenas.
Educação Digna


A primeira unidade do Escola Digna contemplou estudantes do povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras, região Sul do estado. A Unidade Escolar Pedro Álvares Cabral, toda reformada com as ações do programa, abriga cerca de 100 alunos em dois turnos e passou a contar com duas salas de aula; sala multimeios; diretoria; banheiros; cozinha e pátio central.
Marivalda dos Santos Araújo, 14 anos, estava na 7ª série quando a nova escola foi entregue, em julho de 2016. Foram seis anos na unidade sem estrutura e em uma única sala, mais de 40 alunos amontoados. “Minhas irmãs estudam nesta escola e estou feliz porque vai ficar melhor para elas e para outras crianças também. Eu consigo ver hoje uma escola de verdade e isso dá esperança por dias melhores”, disse a jovem.
Em setembro do ano passado, o Governo contemplou o município de Lago Pedra com a inauguração de duas Escolas Dignas. Uma importante mudança para pais e estudantes, avaliou Maria da Conceição da Silva, que tem duas filhas estudando na Unidade Integrada João Dias Napoleão, que agora é uma nova escola. “As crianças ficavam apertadas, banheiro não tinha mais. As professoras carregavam água para as crianças beberem e tinha dia que as águas estavam até sujas. Olhando essa nova escola, não tem nem como comparar com a antiga”, reforça.
Os 66 alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada no povoado Mendonça, município de Peritoró, hoje podem dizer que estudam em uma escola de verdade. Fundada em 2000, a antiga ‘escola’ funcionava em uma casa de taipa com um único compartimento e sem banheiros. A situação foi denunciada nas redes sociais e em mídia nacional, passando a funcionar na sede da Associação de Moradores, mas, ainda sem as devidas condições ao aprendizado.


Na gestão Flávio Dino, a unidade entrou na lista do programa Escola Digna e foi construída de tijolo e telhas, com investimentos de R$ 388 mil. O novo prédio, entregue no último dia 17, conta agora com duas salas de aula, pátio, banheiros acessíveis, cozinha, entre outros espaços. “O que a gente tinha antes não era uma escola, era uma vergonha. Não dava para estudar. Hoje eu tenho orgulho da minha escola”, afirma o estudante Jairo Rodrigues da Silva, 11 anos. No município foram cinco escolas – da rede municipal e estadual – melhoradas com o programa.
Só nesta semana, o Governo do Estado inaugurou mais seis unidades do programa Escola Digna. Foram entregues quatro escolas em comunidades indígenas nos municípios de Jenipapo dos Vieiras (Aldeias Boa Vista, Raimundão e Montanha Nova); uma unidade em Barra do Corda (Aldeia 3 Irmãos); e uma em Tutóia neste sábado (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário