terça-feira, 8 de maio de 2018

Prefeito Edivaldo entrega equipamentos de informática e moderniza gestão escolar da rede municipal

Foram entregues 300 notebooks e 200 impressoras para escolas municipais; ação visa facilitar o trabalho administrativo e os processos pedagógicos nas unidades de ensino

O prefeito Edivaldo entregou, nesta  segunda-feira (07), 300 notebooks e 200 impressoras para escolas da rede municipal como parte da ação de modernização da gestão escolar.  A  entrega dos equipamentos é parte do trabalho que vem sendo colocado em prática na gestão do prefeito visando reestruturar a rede de ensino municipal. Durante a entrega foi apresentado o novo Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, que constitui-se de uma plataforma online de gestão que vai modernizar, simplificar e facilitar o trabalho administrativo e a execução dos processos pedagógicos nas unidades da rede municipal. A solenidade aconteceu no Palácio La Ravaridière, com a presença do secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, gestores escolares, entre outras autoridades.
A ação contempla 296 escolas e integra o programa 'Educar Mais', lançado há cerca de um ano pelo prefeito Edivaldo, visando à qualidade do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais na capital. O prefeito Edivaldo destacou a implantação do novo sistema como um avanço da Educação municipal, contribuindo significativamente para a melhoria e agilidade dos processos pedagógicos, refletindo, consequentemente, com a qualidade do ensino em toda a rede.
"Vivemos mais um momento muito positivo na área da Educação em nosso município. A entrega desses equipamentos é mais uma etapa na implantação do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, que faz parte da completa modernização e reestruturação da rede de ensino de São Luís. Essa ação integra outros importantes investimentos que estamos fazendo na educação, como a reforma de escolas, climatização das salas de aula, realização de concurso púbico e pagamento de piso salarial acima do nacional aos professores, ampliação da oferta de formação continuada aos educadores, entre outros. Oferecer educação de qualidade é, sem dúvida, uma das prioridades da nossa gestão" afirmou Edivaldo.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, o novo sistema vai contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas, sendo um facilitador do processo burocrático de gestão escolar, mas com a finalidade principal de que toda a modernização do sistema reflita positivamente no processo ensino-aprendizagem dos alunos.
"O sistema de gestão é mais uma ferramenta importante implantada dentro do programa 'Educar Mais', que integra a macropolítica desenvolvida pelo prefeito Edivaldo e que tem em seu bojo cinco pilares imprescindíveis para impulsionar a Educação municipal. O sistema é uma ferramenta moderna que integra um dos pilares desse programa: o da Modernização da Gestão. Essa nova plataforma de gestão escolar informatizada que estamos implantando vai auxiliar na gestão e no controle escolar como um todo, qualificando o trabalho administrativo e pedagógico, a movimentação de informações e dados escolares, simplificando a burocracia e outros processos de gestão educacional imprescindíveis para imprimir mais qualidade ao gerenciamento escolar e administrativo em nossas unidades de ensino", observou Moacir Feitosa.  
ONLINE

O secretário explicou que o novo sistema vai garantir o acompanhamento dos processos de matrícula, boletim e frequência de forma online. Será possível, ainda, ter todas as informações dos estudantes da rede, realizar emissão de relatórios da vida escolar dos estudantes, planejar a gestão de vagas, para se obter a previsão de matrículas anuais na rede; garantir a matrícula online em todas as escolas; obter resultados de avaliações, ter dados de frequência escolar dos alunos. O sistema possibilita ainda ter acesso a registros e alocação de professores e servidores de uma unidade para outra; fazer migração de dados para o sistema educativo; ter controle de serviços especiais executados na rede de ensino; promover a modernização do sistema de lotação no Recursos Humanos; entre outros processos.
Para a implementação da modernização da gestão escolar, todas as unidades da rede municipal estão recebendo cabeamento de fibra ótica e os equipamentos de informática. Nesta primeira etapa, recebem os equipamentos 100 escolas. Para o monitoramento do sistema, a Semed capacitou 471 pessoas, sendo 217 gestores e 254 servidores dos setores administrativos.
Uma das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) a receber os equipamentos foi a Menino Jesus de Praga, no Planalto Vinhais. No ato de entrega, a gestora da escola, Mary Bogéa, destacou a importância da ferramenta para a melhoria do acompanhamento pedagógico na unidade. "A Prefeitura, mais uma vez, mostra o seu comprometimento com Educação. A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano na escola e, agora, os equipamentos entregues serão utilizados amplamente em favor da melhoria do aprendizado de nossos alunos", relatou a diretora da unidade.
A também gestora Diângela Célia Nunes, da U.E.B. Emir Justino Ribeiro, no São Bernardo, ressaltou os aspectos positivos dos equipamentos e da ferramenta de gestão e controle escolar. "São ações de grande valia para o desenvolvimento pedagógico de nossas escolas. Com certeza são instrumentos importantes que vêm para facilitar a nossa vida no aspecto administrativo-gerencial no que diz respeito à gestão escolar e, também, contribuir com o rendimento escolar de nossos alunos", disse.
A gestora da U.E.B. Bernardina Spíndola, Silvia Ferreira, também enalteceu a disponibilização dos equipamentos à unidade. "Sem dúvida foi um grande ganho para a nossa escola. São equipamentos muito aguardados por todos que trabalham e estudam na unidade. Vai facilitar bastante no atendimento às nossas demandas pedagógicas, dar agilidade aos nossos processos administrativos e à facilitação de pesquisas educativas por nossos professores e alunos", disse a gestora.
EDUCAR MAIS
O programa municipal 'Educar Mais', ao qual faz parte o processo de modernização da gestão escolar, tem foco na aprendizagem, no monitoramento, na formação continuada, na gestão e infraestrutura das unidades. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da Educação.
O 'Educar Mais' inclui em seu método de aplicação a criação de programas para atendimento mais adequado às melhorias da infraestrutura física. Além da informatização e modernização da rede, a iniciativa visa, ainda, a reforma, ampliação e construção de unidades; e a manutenção preventiva e corretiva. Por meio do programa, a Prefeitura já reformou mais de  120 escolas, melhorando totalmente sua infraestrutura, com colocação, inclusive, de aparelhos de ar-condicionado em todas elas.
A partir do 'Educar Mais' há também ações de intervenção pedagógica, que atuam na solução das questões de alfabetização escolar, tendo como prioridade a de alunos no tempo correto. A capacitação continuada aos professores, a promoção e avaliação educacional dos alunos e a preparação para a Prova Brasil são outras ações que também compõem o programa.
Participaram também do ato de lançamento, os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário