sábado, 28 de julho de 2018

O Fórum do Pensamento Espírita de São Luís e os Critérios de Avaliação da Realidade

Por JM Cunha Santos


Começou, às 20 horas de ontem, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado, o Fórum do Pensamento Espírita de São Luís, com palestra em tema livre proferida pela psicóloga Anete Guimarães. O Fórum do Pensamento Espírita de São Luís estende-se até as 19 horas deste sábado, tendo início às 9:30 horas da manhã.
Outros temas a serem abordados na manhã de sábado são “O que é Ciência Espírita”, por Eduardo Guimarães (RJ), Saúde Mental e Espiritismo (Anete Guimarães), “O que é Filosofia Espírita” (Eduardo Guimarães) “Memória e Felicidade” (Anete Guimarães). À tarde os palestrantes discorrerão sobre os temas "O que é Religião Espírita” e “Seminário Ciência e Espiritismo e os sete pecados capitais”.
ANETE GUIMARÃES E OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REALIDADE
Em sua primeira palestra, a psicóloga Anete Guimarães discorreu, criticamente, sobre os Critérios de Avaliação da Realidade, espantando a plateia com uma primeira pergunta: Vocês têm certeza de que existem? E de que eu existo?
Na visão de Anete Guimarães, esses critérios são Cognitivo, Ético e Estético. O primeiro, Cognitivo, envolvido por indagações diversas sobre se, de fato, é real o que estamos vivendo ou o que estão nos afirmando; o segundo, Ético, avalia a realidade a partir de sua utilidade, se o que acontece é bom ou ruim para quem está diante dos fatos e o terceiro, Estético, fundado na aparência das coisas ou das pessoas, seria o principal critério de avaliação da realidade adotado pela humanidade. Assim, seria mais importante a beleza do palestrante, sua postura ou a gravidade de sua voz que o conteúdo da palestra. Como exemplos ela citou que, provavelmente, Xuxa Menegel não usa Monange e o cantor Roberto Carlos, sendo vegetariano, não come os bifes da Friboi. Mas não importa, se são Xuxa e Roberto Carlos que estão dizendo que é bom. Dessa forma, infelizmente, para a grande maioria, o Critério Estético impera sobre os demais.
A envolvente palestra de Anete Guimarães versou também sobre temas muito caros aos Espíritas, como egoísmo, orgulho, vaidade e humildade, levando a uma compreensão mais racional de nossos atos e atitudes no dia a dia. Anete conclui que uma das filhas diletas da humildade é a Paz, pois que o humilde quase sempre nem pode ser ofendido, o vaidoso faz questão de que todos saibam de sua importância e o orgulhoso se julga tão acima das outras pessoas que nem sequer aceita que existam opiniões e avaliações diferentes da sua.
No Fórum que prossegue hoje, os dois palestrantes que vieram ao Maranhão especialmente para este evento, discorrerão sobre os temas já noticiados acima, conforme convite feito ontem pelo assessor Herbert Moraes.
Caravanas de Espíritas oriundas de municípios como Pinheiro e Itapecuru Mirim já chegaram a São Luís para participar do Fórum do Pensamento Espírita de São Luís, imperdível para quem tem apego a temas como Ciência, Filosofia e Religião.
A conhecida versatilidade e erudição dos palestrantes, Anete Guimarães e Eduardo Guimarães, transformam o Fórum numa rara oportunidade de crescimento humano, moral e espiritual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário