terça-feira, 24 de julho de 2018

Tão pouco são os eleitores presentes que Roseana Sarney não faz campanha, marca encontros

JM Cunha Santos



E, assim, chegamos ao estágio das candidaturas subjudices, irrelevantes e inviáveis no Maranhão. A Justiça Federal já decretou o sequestro de bens de Ricardo Murad e Fábio Gondim, ex-secretários de Roseana Sarney, o que os aproxima de uma situação de inviabilidade judicial para esta eleição.
A própria candidata ao governo, Roseana Sarney, é a imagem do desespero eleitoral, do marasmo político, deitando falação em quintais vazios, varandas velhas, mesas de bilharina, sem povo, sem correligionários, sem prefeitos, sem vices, sem vereadores, sem partidos, sem nada de nada que possa indicar que por algum motivo diminuiu sua rejeição.
É tão pouca gente nas passagens de Roseana pelos municípios que se pode dizer que ela não faz campanha, marca encontros.
Lobão é o lobo da estepe, solitário, angustiado, dependendo desesperadamente de um mandato para se livrar da Justiça, talvez da prisão, mas sem apoio de ninguém, nem mesmo dos Sarney, que só conseguem pensar na candidatura de Sarney Filho. Segundo o blog da jornalista Sílvia Teresa, Lobão está sendo metralhado também pelos bolsonaristas de Maura Jorge. E não tem nem o direito de esconder o nome, como Roseana Sarney e Andrea Murad. Vote no Edson não ia pegar bem.
É... aqui se faz, aqui se paga. Deixaram o povo sem educação, sem saúde, sem segurança e apostaram unicamente no abuso de poder político e econômico como proposta eleitoral, durante décadas. A saúde, a educação e a segurança melhoraram, indiscutivelmente e em grande proporção no Estado, desde o governo Flávio Dino e eles ficaram sem discurso e sem ouvintes.
Por fim, as notícias de corrupção, que aqui reproduzimos tantas vezes, denunciaram farras nababescas com recursos públicos, superfaturamento, desvios bilionários, licitações fraudulentas e nenhuma transparência nos anos todos dos Sarney no poder. Agora, o povo se vinga.
Para completar, Adriano Sarney, um menino inebriado com a eleição cada vez mais difícil do pai, Sarney Filho, diz que a tia, Roseana, é o lula do Maranhão. E é claro que ele não quis se referir ao molusco alongado e mole, provido de tentáculos e ventosas que muda de cor conforme o ambiente. No entanto, até outro dia ela era Michel Temer, agora é Lula e, se deixarem, vira Bolsonaro. Só vai depender da oscilação cada vez mais para baixo de sua potencial ausência de votos.
Evidente que esse mimetismo camaleônico mereceria um estudo psicológico e moral mais aprofundado. Mas a gente fica por aqui. Tem coisa que nem Freud explica. E a candidatura de Roseana Sarney é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário